QUESTÕES ÉTICAS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

ENTRE O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA E A RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO

Authors

  • Francisco Renato Lima Rede Estadual de Educação do Piauí
  • Wagner José da Silva Carvalho Faculdade das Atividades Empresariais de Teresina
  • Cláudio Henrique Rocha Araújo Centro Universitário Santo Agostinho
  • Jovina da Silva Universidade Federal do Piauí

Keywords:

Ética, Formação do pedagogo, Escola, Relação Professor x Aluno

Abstract

Neste estudo, trata-se da ética como princípio basilar do processo de formação do pedagogo, considerando a dimensão política, cultural, social e educativa exigida no exercício de sua profissão, o que pressupõe uma formação contínua, baseada na relação teoria e prática vivenciada no interior da escola, como espaço social de construção de aprendizagens éticas e cidadãs entre os sujeitos. Assim, tem-se como objetivo analisar a importância da ética no processo de formação do pedagogo, considerando a relação que se estabelece entre professor e aluno no espaço escolar. Parte-se de uma revisão bibliográfica, de caráter qualitativo na abordagem das informações, com base nas leituras de Bourdieu (2005), Freire (1998), Garcia (2012), Perrenoud (2000), Tapia; Fita (1999), entre outros. Aponta-se para a ética como princípio que deve ser vivenciado na prática docente, no espaço coletivo da escola, em que professores a alunos se reconheçam como agentes de transformação e mudança. A escola precisa romper com o paradigma do tradicionalismo, da hierarquização do poder, do autoritarismo e da exclusão social mascarada, e promover uma mudança curricular, que reconheça e valorize os aspectos culturais e sociais do individuo no meio social. Portanto, a formação docente e a escola precisam ser pensadas e ressignificadas a partir de uma ética global, comum a todos, que possibilite o engajamento coletivo em causas particulares, como forma de minimizar as distorções sociais que fortalecem as desigualdades, o que pressupõe, portanto, a interferência direta do professor e do aluno, nas relações que estabelecem no espaço da sala de aula.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Francisco Renato Lima, Rede Estadual de Educação do Piauí

Mestre em Letras - Estudos da Linguagem, UFPI

Professor Polivalente da SEDUC-PI

Wagner José da Silva Carvalho, Faculdade das Atividades Empresariais de Teresina

Especialista em Docência no Ensino Superior

Cláudio Henrique Rocha Araújo, Centro Universitário Santo Agostinho

Graduado em Teologia e em Pedagogia

Jovina da Silva, Universidade Federal do Piauí

Mestrado em Educação pela UFPI

Professora da Faculdade Santo Agostinho

Published

2017-12-14

How to Cite

Lima, F. R., Carvalho, W. J. da S., Araújo, C. H. R., & Silva, J. da. (2017). QUESTÕES ÉTICAS NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: ENTRE O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA E A RELAÇÃO PROFESSOR X ALUNO. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 7(14). Retrieved from https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/69

Issue

Section

Artigos