A EMPATIA COMO INSTRUMENTO PARA A HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE
LIÇÕES DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL
Palabras clave:
Empatia. Vínculo. Política Nacional de Humanização. Política de Gestão., Empatia, Vínculo, Política Nacional de Humanização, Política de GestãoResumen
A ausência de empatia nas relações pessoais pode comprometer a resolutividade e a satisfação dos usuários dos serviços de saúde, bem como perpetuar conflitos relacionais entre os servidores. Investimentos insuficientes para a qualificação técnica, para treinamento das habilidades de trabalho em equipe e para o aumento da resiliência potencializam o desconforto e desmotivam os profissionais. Consequente à perda de vínculo entre profissional de saúde e sua missão, o atendimento ao usuário torna-se automatizado. Sendo assim, objetiva-se discutir a empatia como ferramenta a ser utilizada para o aprimoramento da comunicação interpessoal e interprofissional, em vista das diretrizes da Política Nacional de Humanização. A empatia pode ser incorporada como um instrumento capaz de melhorar o convívio entre os servidores e o relacionamento destes com os usuários, contribuindo para a eficácia, eficiência e satisfação na produção em saúde – finalidade prima da humanização. Este artigo é resultado das reflexões de uma aluna, concebidas durante um curso de especialização sobre a Humanização em Saúde.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

