VISITAS ORIENTADAS AO MUSEU DE ZOOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA SOB UMA PERSPECTIVA NÃO FORMAL: CONTRIBUIÇÕES DA EXPOSIÇÃO “LINHA DO TEMPO” PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores/as

  • Rafael Casaes de Brito Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Hozana de Barros Castro Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Walter Ramos Pinto Cerqueira Universidade Estadual de Feira de Santana

Palabras clave:

Museologia, Acervos Didáticos, Filogenia, Evolução

Resumen

A Divisão de Educação, Acervo didático e divulgação (DEADD) do Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Feira de Santana é responsável pela comunicação com o público permeada por um modelo de educação não formal, tendo como um dos seus principais objetos a exposição permanente “Linha do Tempo”. O objetivo deste trabalho foi compreender como a “Linha do Tempo” contribui com a aprendizagem não formal de equinodermos e répteis. Dentre os métodos utilizados para atingir o objetivo, estudantes da educação de jovens e adultos (EJA) do Colégio Estadual José Ferreira Pinto realizaram uma visita orientada à exposição linha do tempo, sendo seus comportamentos e interesses analisados através de observação empírica. Os estudantes demonstraram um interesse visível pelos exemplares de médio e grande porte, a exemplo das réplicas de dinossauros (répteis) e menos interesse pelos equinodermos, o que pode ser explicado tanto pelas questões estéticas e midiáticas feitas em cima dos répteis, e também pelo fato dos estudantes pertencerem ao semiárido, onde o contato com o ambiente marinho e sua fauna fazem menos parte do dia-a-dia do que os repteis recentes. Muitos estudantes não seguiram o “script” da linha do tempo, pois a curiosidade acerca das réplicas e animais taxidermizados, que não estavam dispostos em ordem evolutiva, instigavam mais curiosidade do que os aspectos teóricos da filogenia. O conhecimento na visita orientada foi visto como um processo e não como um produto, cuja linha do tempo se mostra útil, desde que não seja engessada, permitindo aos estudantes e demais visitantes construírem seus saberes de maneira não formal e informal.

Palavras-chave: Museologia. Acervos Didáticos. Filogenia. Evolução.

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Biografía del autor/a

  • Rafael Casaes de Brito, Universidade Estadual de Feira de Santana

    Licenciado em Ciências Biológicas – UEFS

    Professor de Biologia e Ciências da Educação básica

    Pós-graduando em Ambiente, Tecnologia e Sustentabilidade – CETENS/UFRB

  • Hozana de Barros Castro, Universidade Estadual de Feira de Santana

    Bacharel em Museologia

     Especialista em Engenharia e Gestão do Conhecimento e Informação- ICI/UFBA

    Universidade Estadual de Feira de Santana

    Departamento de Ciências Biológicas

    Museu de Zoologia

    Divisão de Educação, Acervo Didático e Divulgação

  • Walter Ramos Pinto Cerqueira, Universidade Estadual de Feira de Santana

    Doutor em Ciências Marinhas Tropicais

    Universidade Estadual de Feira de Santana

    Departamento de Ciências Biológicas

    Museu de Zoologia

    Divisão de Invertebrados Aquáticos

Publicado

2020-06-09

Cómo citar

VISITAS ORIENTADAS AO MUSEU DE ZOOLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA SOB UMA PERSPECTIVA NÃO FORMAL: CONTRIBUIÇÕES DA EXPOSIÇÃO “LINHA DO TEMPO” PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. (2020). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(22), 149-166. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1126

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