A raiva na constituição do respeito pela criança da educação infantil

Autores/as

  • Ana Carla Cividanes Furlan Scarin

Palabras clave:

desenvolvimento, respeito, continuidade, raiva

Resumen

Esta pesquisa tem por objetivo compreender qual papel da raiva na constituição da noção de respeito pela criança. A partir de descobertas realizadas por Jean Piaget no campo da moral, pesquisamos junto às crianças acerca do que assinalaria o aparecimento deste fenômeno, ou seja, a raiva na constituição do respeito, utilizando o método clínico. Constatamos que a experiência da raiva anuncia o estabelecimento de condições propícias ou não ao desenvolvimento do respeito, uma vez que a absorção de seu impacto sedimenta a aceitação que a criança pode fazer de si, abrindo espaço para a inerente compreensão do outro enquanto alguém passível de ser respeitado.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Ana Carla Cividanes Furlan Scarin

    Psicóloga clínica e educacional

    Doutora em Educação - USP/SP

Publicado

2015-04-07

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

SCARIN, Ana Carla Cividanes Furlan. A raiva na constituição do respeito pela criança da educação infantil. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 5, n. 7, 2015. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/120. Acesso em: 8 jun. 2025.

Artículos similares

1-10 de 218

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.