ANIMAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS E O DESENVOLVIMENTO MORAL E ÉTICO INFANTIL

REFLEXÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores/as

  • Analigia Miranda Silva UENP/CJ
  • Fernanda Cristina dos Santos de Oliveira UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná)

Palabras clave:

Animação Cinematográfica, Desenvolvimento Infantil, Prática Pedagógica

Resumen

O presente artigo apresenta e discute os resultados de uma pesquisa cujo objetivo geral é o de identificar e analisar como as crianças interagem e se apropriam dos valores éticos e morais presentes nas animações cinematográficas. Os objetivos específicos consistiram em: a) identificar o papel da mídia na constituição da infância na atualidade; b) identificar e analisar a compreensão dos alunos acerca da estrutura moral e ética presente na animação A Nova Onda do Imperador (2000). O escopo teórico da pesquisa dialogou com o pensamento piagetiano e com pesquisadores que tratam sobre mídia e educação, como Moran (1995; 2007); Fontanella (2008); Duarte (2002) e Fantin (2006; 2007). Como sujeitos da pesquisa, temos 10 (dez) alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com faixa etária entre oito e nove anos. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados mediante a técnica da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontam que os conteúdos midiáticos podem exercer uma função socializadora entre as crianças, caracterizando-se como referências na criação de suas experiências humanas, culminando em aspectos do desenvolvimento moral e ético.  

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Analigia Miranda Silva, UENP/CJ

    Doutora em Educação Professora colaboradora na UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná)

  • Fernanda Cristina dos Santos de Oliveira , UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná)

    Licenciada em Pedagogia pela UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná)

Publicado

2020-10-03

Número

Sección

Dossiê Temático: Infâncias e Tecnologias

Cómo citar

ANIMAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS E O DESENVOLVIMENTO MORAL E ÉTICO INFANTIL: REFLEXÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. (2020). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(22), 247-269. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1211

Artículos similares

1-10 de 302

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.