ANIMAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS E O DESENVOLVIMENTO MORAL E ÉTICO INFANTIL
REFLEXÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Palabras clave:
Animação Cinematográfica, Desenvolvimento Infantil, Prática PedagógicaResumen
O presente artigo apresenta e discute os resultados de uma pesquisa cujo objetivo geral é o de identificar e analisar como as crianças interagem e se apropriam dos valores éticos e morais presentes nas animações cinematográficas. Os objetivos específicos consistiram em: a) identificar o papel da mídia na constituição da infância na atualidade; b) identificar e analisar a compreensão dos alunos acerca da estrutura moral e ética presente na animação A Nova Onda do Imperador (2000). O escopo teórico da pesquisa dialogou com o pensamento piagetiano e com pesquisadores que tratam sobre mídia e educação, como Moran (1995; 2007); Fontanella (2008); Duarte (2002) e Fantin (2006; 2007). Como sujeitos da pesquisa, temos 10 (dez) alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com faixa etária entre oito e nove anos. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados mediante a técnica da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apontam que os conteúdos midiáticos podem exercer uma função socializadora entre as crianças, caracterizando-se como referências na criação de suas experiências humanas, culminando em aspectos do desenvolvimento moral e ético.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.