PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA

A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES-AUTORES

Autores/as

  • Carolina Lima Chagas Universidade do Estado da Bahia
  • Zoraide Magalhães Felício Universidade do Estado da Bahia

Palabras clave:

Práticas sociais., Leitura e escrita, PIBID

Resumen

A presente pesquisa parte da experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no curso de Letras, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB IX), entre os anos de 2018 – 2020.  O trabalho objetivou discutir as contribuições do Programa para o desenvolvimento de práticas sociais no contexto escolar, considerando ainda a efetivação da leitura e da escrita dentro da sala de aula. A metodologia utilizada partiu de uma pesquisa bibliográfica e documental, baseada na discussão dos documentos do PIBID e de uma obra literária da escritora Carolina Maria de Jesus, de autores que discutem práticas sociais, bem como das experiências pessoais vivenciadas ao longo das atividades de aprendizagem à docência. Os resultados alcançados apontaram que o PIBID contribuiu de forma significativa não só para a formação de professores mais qualificados, como também para a vida dos alunos da escola parceira e a relação deles com o ambiente escolar e a literatura brasileira.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2020-12-24

Número

Sección

Dossiê Temático - Pibid: contribuições e desafios à formação de professores - II

Cómo citar

PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA: A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES-AUTORES. (2020). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(23), 299-314. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1230

Artículos similares

11-20 de 244

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.