APRENDIZADO DA DOCÊNCIA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID

A UNIVERSIDADE E A ESCOLA COMO ESPAÇOS -TEMPOS DE SABERES

Autores/as

  • Diana Martins Tigre UNEB

Palabras clave:

Aprendizado da docência. PIBID. Universidade. Escola. Saberes.

Resumen

Este texto é resultado de uma pesquisa sobre o aprendizado de futuros professores para a educação básica. Trata-se de uma investigação sobre a uma experiência desenvolvida durante 18 meses ininterruptos, a partir do Edital n°7/2018 do PIBID CAPES, com 26 discentes/bolsistas e voluntários de iniciação à docência na qual se elegeu a universidade e a escola como espaços-tempos de saberes para a formação inicial de professores. Importa, nela, compreendermos o que os discentes/bolsistas e voluntários de iniciação à docência, aprenderam assim como o entendimento deles em relação ao contexto escolar vivido, à docência e sua identificação dos saberes docentes importantes para o exercício profissional. Para tanto, partimos de um processo de formação fundado na epistemologia da prática, que compreende a importância da articulação entre teoria e prática para a formação de professores. Concluímos, afirmando que o aprendizado dos discentes/bolsistas e voluntários de iniciação à docência, deve perpassar pelos espaços-tempos da universidade e da escola, sendo a experiência de iniciação à docência significativa para a compreensão progressivamente do contexto escolar, da docência e de seus saberes.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2020-12-21

Número

Sección

Dossiê Temático - Pibid: contribuições e desafios à formação de professores - I

Cómo citar

APRENDIZADO DA DOCÊNCIA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID : A UNIVERSIDADE E A ESCOLA COMO ESPAÇOS -TEMPOS DE SABERES . (2020). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(23), 268-291. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1349

Artículos similares

1-10 de 514

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.