ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS) E PANDEMIA POR COVID-19
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.12668220Palabras clave:
Internato não Médico, Bacharelado em Enfermagem, Atenção Primária à Saúde, COVID-19Resumen
A Atenção Básica é uma das portas de entrada do SUS que permitem um acompanhamento de saúde mais abrangente. Entretanto, boa parte de suas atuações foram prejudicadas pelas sanções necessárias ao controle da pandemia da COVID-19 e por outras mudanças estabelecidas devido ao remodelamento de financiamento dos seus insumos. Tendo a maioria das suas atividades relacionadas à educação em saúde e configurando-se como setor importante no contexto de cuidado, a Unidade Básica de Saúde torna-se extremamente relevante para a formação acadêmica do discente de enfermagem. Portanto, o objetivo deste trabalho é descrever as atividades desenvolvidas durante o período de prática do Módulo de Estágio Supervisionado I, do curso de enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), levando em consideração as barreiras impostas pela pandemia que ainda se encontra vigente e as mudanças ocasionadas pelo novo modelo de monitoramento/financiamento da Atenção Primária à Saúde, o Previne Brasil. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, no qual são narradas as experiências de estágio de duas acadêmicas de enfermagem na Unidade Básica de Saúde Dr. Manoel Possídio entre 10 de janeiro a 20 abril de 2022. Tais ações oportunizaram a correlação entre o aprendizado teórico com a vivência prática, além do desenvolvimento e aprimoramento de habilidades técnicas e humanas, assim como percepção de possibilidades e limitações da atuação da enfermagem na APS em um cenário de transformações significativas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

