AS EXPRESSÕES SOCIOCULTURAIS E O CURRÍCULO ESCOLAR INDÍGENA
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.11479262Palabras clave:
Expressões socioculturais indígena, Educação Escolar Indígena, Currículo InterculturalResumen
A educação escolar indígena, no Brasil, tem sido tema de muitos estudos científicos. Diversos pesquisadores buscam conhecer e compreender o fazer pedagógico indígena que atenda às especificidades dos povos originários e respeite os interesses socioeconômicos e culturais dessas comunidades. Este artigo tem o objetivo de discutir a importância das expressões socioculturais indígenas e a sua inserção no currículo escolar. Buscamos identificar como ocorre a inserção das expressões socioculturais no currículo da educação escolar indígena. Para conhecer essa práxis na realidade da educação escolar indígena, foram entrevistados professores e professoras indígenas das etnias Pataxó, Kiriri, Pankararé, Tumbalalá – estado da Bahia – e Truká, Pankararu e Kapinawá – em Pernambuco, que relataram seus fazeres dentro de uma proposta curricular direcionada às necessidades pedagógicas intercultural, diferenciada, específica, bilíngue e comunitária. Tal prática, de acordo com os/as entrevistados/as, contribui para a transformação social, para a consolidação e fortalecimento da identidade do povo tradicional, na construção do currículo intercultural, o que pode repercutir em uma sociedade com menos preconceitos e desigualdades.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.