A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR SOB SUA PERPSECTIVA CRÍTICA PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ DOS EDUCANDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

UMA PROPOSTA DE PRÁXIS

Autores/as

  • Paula Dagnone Malavski Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palabras clave:

Geografia Escolar, Geografia Crítica, Pedagogia dialógica, Formação Cidadã

Resumen

O objetivo desse artigo é apresentar uma práxis em Geografia Escolar, sob sua perspectiva crítica. Baseia-se em um estudo de caso por nós realizado com educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública, localizada em um bairro popular da cidade de Salvador (BA), cidade que passa por um amplo processo de reestruturação de sua infraestrutura urbana por meio de políticas urbanas; a pedagogia dialógica freiriana foi o embasamento de tal prática. Os resultados da pesquisa puderam revelar que a construção coletiva entre educadores e educandos de conceitos importantes da Geografia Escolar, como paisagem, região, espaço, território e lugar, a partir da experiência da vida cotidiana, apresenta-se como possibilidade para uma educação contextualizada e crítica, assim como parauma formação cidadã para esse público.

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Biografía del autor/a

  • Paula Dagnone Malavski, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Professora da Univasf

Publicado

2018-09-14

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR SOB SUA PERPSECTIVA CRÍTICA PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ DOS EDUCANDOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA PROPOSTA DE PRÁXIS. (2018). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 8(16). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/244

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