O PAPEL DAS WEBTVS EDUCATIVAS NA (RE) CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DO SEMIÁRIDO
OS PROJETOS TV CAATINGA E WEBTV UNEB-NÚCLEO JUAZEIRO
Keywords:
TV Educativa, Webtv, Semiárido, Sertão, Telejornalismo, Letramento, EducaçãoAbstract
Segundo o Ministério das Comunicações, “os serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens, com fins exclusivamente educativos, poderão ser outorgados às instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada, com sede no Brasil e credenciadas pelo Ministério da Educação, na forma do art. 12 do Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006”. Nas cidades de Juazeiro-BA e Petrolina-PE, respectivamente, a Universidade do Estado da Bahia, por meio de um projeto de extensão do curso de Jornalismo em Multimeios, e a Universidade Federal do Vale do São Francisco, desenvolvem dois projetos de TV educativa, ainda pela internet, a Webtv Uneb-Núcleo Juazeiro e a TV Caatinga, que possibilitam novas práticas jornalísticas e/ou educativas ao pautar um Semiárido diferente do que é mostrado de forma estereotipada pela imprensa hegemônica. Este trabalho investigou de que forma os sujeitos que produzem e/ou produziram para essas plataformas (os estudantes de jornalismo e futuros profissionais da mídia, comercial ou não, além dos egressos do curso que foram colaboradores dessas webtvs) absorvem a ideia de uma outra retratação do Semiárido (através do letramento midiático) e pretendem utilizar (ou já utilizam) essa proposta no exercício da profissão. A pesquisa objetivou ainda questionar como esses sujeitos podem contribuir na identificação ou na (re) construção de identidades, por meio de matérias jornalísticas e produções audiovisuais, como curtas-metragens e documentários, além de outros produtos educativos com o foco na comunicação para a promoção das viabilidades do Semiárido e a emancipação do povo que habita esses territórios.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

