CULTURA DO CUIDADO INTEGRAL
AUTONOMIA E ALTRUÍSMO NA PROMOÇÃO DE SAÚDE E EDUCAÇÃO
Palabras clave:
Cuidado, Autonomia, Altruísmo, Saúde, EducaçãoResumen
O presente artigo tem como objetivo divulgar algumas ideias a respeito do cuidado integral, no sentido da responsabilidade de cada indivíduo com a manutenção de sua própria vida e da vida de outras pessoas. Utilizando pesquisa bibliográfica especialmente de Piaget, Paulo Freire, Leonardo Boff e Frans Wall, pretende contribuir para uma reflexão sobre a necessidade de se desenvolver a cultura do cuidar, a partir do desenvolvimento sociomoral autônomo e do altruísmo, com estímulo aos sentimentos de autoestima, de empatia, de amor ao próximo e de preservação, desde sua própria integridade à vida no planeta. A abordagem é realizada sob a perspectiva da educação e saúde integrais, segundo a qual não há limite de espaço, tempo ou temática, sendo ambas, educação e saúde, um processo contínuo de busca individual e coletiva e não metas a serem alcançadas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.