AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO, A PARTIR DO USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA BAHIA
Palabras clave:
Recursos Tecnológicos, Gestão de Sala de Aula, DocênciaResumen
Quando se inserem novas tecnológicas no ambiente pedagógico busca-se melhorar o processo de ensino e aprendizagem a partir de situações em que o aluno esteja mais motivado à aprendizagem, ou situações que facilitem a assimilação de conteúdos a partir desses recursos de ensino. Em meados do século XX, os computadores começaram a aparecer na vida dos indivíduos e as últimas décadas deste século foram bastante significativas em relação ao surgimento de novos recursos tecnológicos. No entanto, à medida que os recursos surgiram e alguns deles iam sendo apropriados pelos discentes, os docentes quase nunca tinham tempo, formação ou até mesmo disposição para aprender como usar esses recursos ou como utilizar os mesmos dentro da sua prática pedagógica. O governo Federal e os governos estaduais investiram consideravelmente em recursos dentro do ambiente escolar, onde se podem citar os laboratórios de informática, a aquisição de data show, episcópio, lousa digital, utilização de recursos de mídia por meio da TV Escola, distribuição de tablets para professores da rede estadual, implantação da TV Pendrive (monitor educacional), dentre outros. Tais recursos foram sendo alocados às redes estaduais, mas muitos professores têm dificuldades em trabalhar com os mesmos, ou por falta de formação, ou por não saber utilizar. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é analisar o uso das tecnologias em sala de aula como instrumentos pedagógicos para organização e dinamização do processo de ensino-aprendizagem pelo professor.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.