A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO PRISIONAL

Autores/as

Palabras clave:

Ensino, Educação em saúde, Saúde Coletiva, Saúde da Mulher, Práticas interdisciplinares

Resumen

As práticas educativas no processo ensino-aprendizagem são estratégias diferenciadas para a compreensão da integralidade e descentralização da assistência à saúde, bem como permitem o compartilhamento de informações e auxiliam na redução de agravos. A atuação precoce dos discentes neste contexto oportuniza o contato extramuros com as populações, assim o presente estudo buscou compreender as repercussões do uso das metodologias ativas na promoção à saúde. Representa um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido por acadêmicos de enfermagem e farmácia na Cadeia Pública Feminina de Petrolina–PE, instigados pela proposta de ensino da disciplina de Núcleo temático intitulado “Promoção à Saúde no Processo de Viver Humano: Atenção à Saúde da Mulher”, ofertado pelo colegiado de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco. A metodologia empregada concentrou-se na ideia de oficinas educativas, dinâmicas de grupo e observação/escuta dos participantes. Percebeu-se durante as atividades educativas o efeito positiyo do uso de metodologias ativas e o empenho das reeducandas em aprender, questionar e relacionar com o contexto em que estão inseridas. Ademais, a experiência proporcionou aos discentes o desenvolvimento de suas habilidades de comunicação, compartilhamento de conhecimento e exercício da escuta ativa para atender as necessidades das mulheres reclusas. Assim, a experiência de ensino no âmbito prisional permitiu a observação da assistência às mulheres em cárcere, bem como despertou os discentes acerca da importância da educação em saúde, proporcionando uma formação singular para futuras atuações como profissionais.

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Biografía del autor/a

  • CYNTHIA LAYSE FERREIRA DE ALMEIDA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

    Docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco 

  • KEDMA DE MAGALHAES LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

    Docente de Enfermagem da Univasf.

  • KALLINY MIRELLA GONÇALVES BARBOSA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

    Acadêmica de Enfermagem (Univasf).

  • ANA QUESIA LOPES COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

    Acadêmica de Enfermagem (Univasf)

  • GABRIELA GARCIA DE ANDRADE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

    Acadêmica de Enfermagem (Univasf)

  • RAÍ BARROS GOMES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

    Acadêmico de Enfermagem (Univasf)

  • TALITA ABBGAIL VIEIRA AMORIM, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

    Acadêmica de Farmácia ( Univasf)

  • YOLANDA SILVA SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

    Acadêmica de Enfermagem ( Univasf)

Publicado

2020-04-27

Cómo citar

VIEIRA, MICHELLE CHRISTINI ARAÚJO; DE ALMEIDA, CYNTHIA LAYSE FERREIRA; LIMA, KEDMA DE MAGALHAES; BARBOSA, KALLINY MIRELLA GONÇALVES; COSTA, ANA QUESIA LOPES; DE ANDRADE, GABRIELA GARCIA; GOMES, RAÍ BARROS; AMORIM, TALITA ABBGAIL VIEIRA; SANTOS, YOLANDA SILVA. A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO PRISIONAL. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 10, n. 21, p. 468–486, 2020. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/455. Acesso em: 2 aug. 2025.