A RELEVÂNCIA DAS INTERAÇÕES PSICOSSOCIAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores/as

  • Celso Sales Franca FACAPE
  • Deise Cristiane do Nascimento FACAPE

Palabras clave:

Interações psicossociais, Processo de ensino-aprendizagem, Ambiente escolar.

Resumen

Neste estudo, discute-se a relevância das interações psicossociais no processo de ensino-aprendizagem dentro de um ambiente escolar. Tem como objetivo geral, analisar o processo de socialização da criança e do adolescente com a inserção da psicopedagogiadentro do espaço escolar. Esse estudo se efetivou mediante uma revisão integrativa orientada pela abordagem qualitativa, as quais serão explicadas mais adiante. O aprendizado é uma atividade interativa que se realiza no ambiente escolar, explorando a qualidade geral das interações psicossociais. A melhor estratégia para se avaliar é até que ponto a qualidade das interações psicossociais são relevantes no processo de ensino aprendizagem, compreender, mensurar, na medida do possível, os seus efeitos sobre o executar das atividades de ensino. É preciso ressaltar que a escola mantém uma função fundamental para o processo social, desenvolvendo as capacidades cognitivas ajudando a criança compreender que têm um mundo social. A Sociologia, Psicologia Social e a Pedagogia, pode muito contribuir para entender e explicar as causas das dificuldades de aprendizagem da criança e do adolescente na escola, seus padrões evolutivos normais e patologias, bem como a influência da família, escola e sociedade, no seu desenvolvimento. Como resultado desta pesquisa entende-se que a questão do ensino aprendizagem não é uma ação tão simplória. A escola precisa estar envolvida neste processo numa constante atuação da sua equipe, para construção de uma educação de alta qualidade.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Celso Sales Franca, FACAPE

    Professor Assistente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina
    Mestrado em Sociologia - UFPE

  • Deise Cristiane do Nascimento, FACAPE

    Professora Assistente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina
    Mestre em Educação

Publicado

2019-07-27

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A RELEVÂNCIA DAS INTERAÇÕES PSICOSSOCIAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO AMBIENTE ESCOLAR. (2019). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(19), 262-282. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/458

Artículos similares

1-10 de 517

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.