INSERÇÃO DE GRADUANDOS EM FISIOTERAPIA NA UTI
IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL
Palabras clave:
Ensino, Humanização, Estágio supervisionadoResumen
As diretrizes curriculares dos cursos de Fisioterapia asseguram uma formação generalista, tornando os estudantes aptos a atuarem em todos os níveis de atenção à saúde. A experiência no estágio em terapia intensiva proporciona ao acadêmico desenvolver competências técnicas e humanas para atendimento ao paciente crítico, muitas vezes com disfunções múltiplas de órgãos e risco de morte, habilidades essas que são pertinentes à sua formação enquanto fisioterapeuta generalista. Objetivo: Relatar a vivência adquirida no estágio supervisionado de fisioterapia na unidade de terapia intensiva (UTI). Trata-se de um estudo qualitativo com abordagem descritiva do tipo relato de experiência. Resultados: Houve a oportunidade de lidar com muitas questões que antes eram somente descritas na teoria, relacionadas ao processo de morte, humanização na assistência, cuidados paliativos, morte encefálica, processo de doação de órgãos, trabalho multi e interdisciplinar na tomada de decisões, dentre outros. A experiência evidenciou a importância do estágio para formação generalista, uma vez que promoveu ampliação não apenas de conhecimentos específicos ligados à Fisioterapia e suas respectivas condutas, mas também na construção de um profissional mais humanizado, ético e mais sensível, salientando o processo de cuidar como algo que envolve diferentes saberes na construção de um plano terapêutico. Conclusões: Pôde-se perceber o crescimento vivenciado tanto pelos alunos que demonstraram maior preocupação no cuidar e domínio dos temas nas rodas de conversas quanto da supervisora que se tornou mais próxima das necessidades dos alunos, tentando facilitar o ensino-aprendizagem.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.