AVALIAR, CONHECER E INTERVIR: UMA EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PETROLINA - PE
Palabras clave:
Avaliação Educacional, PARMEP, Avaliação sistêmicaResumen
Neste texto são retratadas as Políticas de Avaliação adotadas na rede de ensino de Petrolina-PE, com o intuito de investigar os fatores e as ações que contribuíram para avanços nos índices educacionais do município, tendo como finalidade a compreensão mais abrangente do sistema avaliativo implementado. O objetivo é descrever e analisar a Política de Avaliação da Rede Municipal de Petrolina – PARMEP, para identificar possíveis contribuições na Formação Continuada em desenvolvimento. Para tal, foram identificadas incidências das avaliações em larga escala, bem como ações e projetos desenvolvidos pela rede municipal a partir dos resultados da PARMEP. Para viabilizar essa pesquisa, o projeto foi submetido ao Comitê de Ética, conforme parecer nº 3.277.248, CAAEE nº 08315119.8.0000.5207, emitido no dia 23 de abril de 2019. A metodologia adotada para o desenvolvimento da investigação foi de cunho qualitativo e análise documental. Na revisão sistemática fez-se um levantamento de literatura publicada em livros, no banco de Teses e Dissertações da Capes e no sitio do Scielo. O aporte teórico conta com os seguintes autores: Fernandes (2010), Silva (2010), Horta Neto (2017), Pimenta (2002), Imbernón (2010), Silva (2015), Gomes (2015), Gonçalves (2005), Bonamino (2002 e 2012) e Pestana (1999). A análise da experiência de avaliação descrita nesse texto, leva-nos a refletir sobre a urgência da produção de conhecimentos que possam orientar as práticas dirigidas a Avaliação Educacional além de favorecer o diagnóstico e a intervenção efetiva na realidade. A pesquisa pretende contribuir com a formulação de políticas educacionais da rede municipal de Ensino, por meio da identificação de ações desenvolvidas nas escolas que tenham favorecido a aprendizagem das crianças.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.