SUBJETIVIDADE AMEAÇADA

A INFÂNCIA NOS DESCAMINHOS DA FORMAÇÃO

Autores/as

  • Sérgio Alves Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palabras clave:

Infância, Tecnologia, Semiformação, Crítica

Resumen

O presente trabalho trata-se de uma discussão a respeito das novas modulações da educação contemporânea. Em tempos de uma pandemia sem precedentes, a tecnologia adentrou na educação de forma de forma tão inesperada que não se pode negociar quais seriam as condições e as possibilidades de êxito neste movimento. Buscamos resgatar o conceito de semiformação, na filosofia adorniana, para correlacioná-lo com os eventos que nos tem acometido atualmente. O pressuposto deste trabalho é que a inserção da tecnologia na infância baseada no analfabetismo funcional da utilização da internet, associada ao caráter semiformativo que nos acompanha, ao invés de ser uma solução para as demandas atuais da nossa sociedade, transforma-se em uma fonte de legitimação das desigualdades sociais, da violência, da incivilização e do assentamento e reprodução da ordem burguesa. Três instâncias são constantemente analisadas: a educação, a cultura e a relação de ambas com a formação infantil. Concluímos, então, que as crianças também movem o ecossistema de semiformação se a crítica social não for introjetada desde os primeiros anos escolares.

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Publicado

2020-06-09

Cómo citar

Alves Santos, S. (2020). SUBJETIVIDADE AMEAÇADA: A INFÂNCIA NOS DESCAMINHOS DA FORMAÇÃO. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(22), 577–599. Recuperado a partir de https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1258

Número

Sección

Dossiê Temático: Infâncias e Tecnologias