A PEDAGOGIA FREIRIANA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO

RUMO A UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA?

Autores/as

  • Kelly Maria Gomes Menezes Universidade Federal do Ceará
  • José Ricardo Paula de Castro Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Perla Almeida Rodrigues Freire Universidade Federal do Ceará

Palabras clave:

Pedagogia Freiriana, Educação de Jovens e Adultos do Campo, Educação Emancipatória

Resumen

O objetivo do presente trabalho consistiu em compreender como a pedagogia de Paulo Freire influencia nos documentos referentes ao processo educativo desenvolvido com jovens e adultos no campo rumo a uma educação emancipatória. Para atingir o referido intento, optou-se pela pesquisa bibliográfica e documental com método de análise fundamentado na teoria social crítica. A EJA é um direito assegurado à classe trabalhadora que durante o dia confia seus filhos e/ou familiares à escola pública, ou aos jovens que trabalham, ou aos que estão fora da escola e, à noite, buscam a escola para exercer seu direito à educação. Observou-se que a perspectiva freiriana perpassa os documentos da Educação de Jovens e Adultos do Campo, com conceitos que evocam a relação oprimido x opressor, a educação libertadora e a emancipação humana, porém ainda há muito o que avançar para que esses termos se materializem na vida cotidiana dos sujeitos, de modo que a experiência concreta possibilite o olhar crítico sobre os determinantes sócio-históricos de seu entorno e, consequentemente, o desenvolvimento de ações que visem à superação das problemáticas sociais que, na sociedade capitalista, são uma marca da realidade para a maioria da população trabalhadora no Brasil e no mundo. Ampliar o acesso, assegurar a permanência e garantir a continuidade são desafios cotidianos enfrentados pelas esferas de gestão, seja no nível central, intermediário ou local, uma vez que os direitos estão assegurados por lei e devem ser respeitados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kelly Maria Gomes Menezes, Universidade Federal do Ceará

Doutorado em Educação

Universidade Federal do Ceará (UFC)

     

José Ricardo Paula de Castro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Graduação em Letras/Português - Universidade Federal do Ceará (UFC) Especialização em Língua Portuguesa e Docência do Ensino Superior - Faculdade FUTURA.

Perla Almeida Rodrigues Freire, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Educação

Universidade Federal do Ceará (UFC)

   

Publicado

2022-09-01

Cómo citar

Maria Gomes Menezes, K., Paula de Castro, J. R., & Almeida Rodrigues Freire, P. (2022). A PEDAGOGIA FREIRIANA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO: RUMO A UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA?. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(28), 215–229. Recuperado a partir de https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1590