DA DISCIPLINARIDADE PARA A INTERDISCIPLINARIDADE

UM CAMINHO A SER PERCORRIDO PELA ACADEMIA

Autores/as

  • Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Marcia Bento Moreira Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palabras clave:

Interdisciplinaridade, Educação, Formação Docente, Ensino-Aprendizagem

Resumen

Este artigo é resultante de revisão bibliográfica e o seu objetivo foi melhor compreender os questionamentos por que passam a educação,  nos quais se evidencia a necessidade de mudanças em seus mais diversos âmbitos, principalmente na prática de ensino, surgindo a interdisciplinaridade como uma possibilidade para viabilizar uma educação que rompa os compartimentos estanques das capacidades isoladas. Tentou-se com o presente texto, refletir como a universidade pode buscar uma nova linguagem no seu fazer educativo que tenha rebatimento imediato na formação docente. Para tanto, o ensino interdisciplinar requer, entre outros aspectos, uma mudança de atitude dos que ensinam e aprendem na sua forma de compreender o mundo e aceitar que o seu papel junto aos sujeitos aprendizes é o da mediação. Vive-se um momento novo na sociedade, onde as informações estão ao alcance de todos através das tecnologias de comunicação, portanto, é na formação docente que a perspectiva interdisciplinar de ensino precisa ser aprimorada, para atender as demandas atuais colocadas para a educação. Por outro lado, a escola necessita de estratégias de ensino inovadoras, criativas e flexíveis, que permitam aos vários docentes trabalharem ao mesmo tempo um mesmo conteúdo com olhares diferenciados, oferecendo ao aluno uma visão de totalidade do fenômeno estudado. Esta prática, certamente, dará significado ao processo ensino-aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lúcia Marisy Souza Ribeiro de Oliveira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Dra. Desenvolvimento Sócio ambiental

Docente dos mestrados Extensão Rural e

Ciências da Saúde e Biológicas da UNIVASF.

Marcia Bento Moreira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Dra. em Medicina veterinária

Coordenadora do Mestrado em Extensão Rural e

Docente do Mestrado em Ciências da saúde e

Biológicas da UNIVASF.

Publicado

2017-04-03

Cómo citar

Souza Ribeiro de Oliveira, L. M., & Moreira, M. B. (2017). DA DISCIPLINARIDADE PARA A INTERDISCIPLINARIDADE: UM CAMINHO A SER PERCORRIDO PELA ACADEMIA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 7(12). Recuperado a partir de https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/22

Número

Sección

Artigos