FORMAÇÃO DE PROFESSORES CRÍTICO-REFLEXIVOS

CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Suzana de Jesus Almeida Calvet Barbosa Barbosa UEMA
  • Nadja Fonsêca da Silva Campos Campos Universidade Estadual do Maranhão
  • Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento Nascimento Universidade Estadual do Maranhão

Palabras clave:

Formação docente, Práticas educativas, professor reflexivo

Resumen

A pesquisa tem como objeto de estudo a formação do professor/a crítico-reflexivo/a, com foco nas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo é analisar as contribuições da formação docente crítico-reflexiva no enfrentamento dos desafios do espaço escolar e para a melhoria no processo de ensino-aprendizagem do/a educando/a. A metodologia da pesquisa tem abordagem qualitativa, natureza básica e finalidade exploratória. Foram utilizados como procedimentos, as pesquisas bibliográfica, documental e a análise de conteúdo. A pesquisa, apoia-se nos estudos de Freire (1996), Nóvoa (2009), Saviani (2011), Pryjma (2014), entre outros.  A análise constatou que há relação intrínseca entre a formação reflexiva e a melhoria do processo ensino aprendizagem, na medida em que, mediante a reflexão da prática, o docente pode redimensionar sua prática pedagógica quando necessário. Além disso, a reflexão é considerada uma fonte de construção de cidadãos mais sábios, mais hábeis e para a formação de um senso crítico em relação ao mundo. Conclui-se que a formação do/a docente reflexivo/as se apresenta como uma das condicionantes, embora não seja a única como possibilidade de melhoria na experiência de ensino aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nadja Fonsêca da Silva Campos Campos, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Educação em Ciências e Matemática (UFPA/REAMEC). Mestra em Educação (UFMA). Especialista em Educação Escolar e Desenvolvimento Humano (UFMA). Especialista em Magistério do Ensino Superior (UNICEUMA) e Graduada em Pedagogia (UFMA). Integro o Banco de Avaliadores do MEC/INEP. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Políticas Educacionais (GEFOPPE). Estudo Formação de Professores, Práxis Educativa; Políticas educacionais, Avaliação Educacional e escolar, Matrizes de Referência, Metodologias Ativas e Educação em Ciências. Atuo como Assessora de Avaliação Institucional da PROG - UEMA. Docente Adjunta III do Departamento de Educação e Filosofia (DEFIL), Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação (PPGE) - Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Experiência na área de Gestão Acadêmica e Assessoria Acadêmica a Universidades e Grupo Educacional.

Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento Nascimento, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Líder do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade (CNPq/UEMA). Especialista em Coordenação Pedagógica - UEMA, Avaliação Educacional - UFPI e Educação Especial e Neuropsicopedagogia - FANART, Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Professora Adjunta III do Departamento de Educação ? UEMA/CESC. Professora Permanente dos Programas de Pós-Graduação, Mestrado em Educação PPGE/UEMA e do Mestrado e Doutorado em História do PPGHIST/UEMA. Foi Diretora do Curso de Pedagogia do CESC/UEMA de 2018 à 2021. Bolsista Produtividade em Pesquisa - Sênior, Chamada Interna N.º 04/2021 ? PPG/UEMA. Trabalha como Coordenadora Pedagógica e Formadora na Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia de Caxias - SEMECT. É também Avaliadora Externa do MEC/INEP/SINAES/BASis, para autorização de cursos de graduação, Portaria nº 487, de 07/07/2018. É Relatora do Comitê de Ética e Pesquisa, Portaria n. 116/2018 - GR/UEMA. Trabalhou como Coordenadora Pedagógica de Educação à Distância durante 12 anos junto ao UemaNet/CESC/UEMA. Participou de um Estágio do Doutorado em Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa - UL. Pesquisas concluídas, em andamento, publicadas em revistas qualificadas/CAPES e apresentadas em eventos nacionais e internacionais. Experiências nas áreas de políticas públicas educacionais, formação, desenvolvimento profissional, profissionalização docente, Pedagogia, saberes docentes, educação inclusiva/especial e avaliação da aprendizagem.

Publicado

2023-07-18

Cómo citar

Barbosa, S. de J. A. C. B., Campos, N. F. da S. C., & Nascimento, F.-L. S. C. do N. (2023). FORMAÇÃO DE PROFESSORES CRÍTICO-REFLEXIVOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(31), 338–365. Recuperado a partir de https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2220