LITERATURA DE TERROR

QUAIS AS LIMITAÇÕES E PERSPECTIVAS DO DOCENTE EM TRABALHAR ESTE SUBGÊNERO?

Autores/as

  • Aline Ferreira Da Silva Oliveira Universidade Estadual de Goiás
  • Josélia Batista Dias de Souza Universidade Federal de Catalão e Universidade Estadual de Goiás

Palabras clave:

Literatura, Leitura, PIBID, Terror

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar o resultado do exame feito acerca de quais são as limitações e as perspectivas dos docentes em torno do uso do subgênero de literatura de terror no ensino de alunos do Ensino Fundamental II numa escola pública de Campos Belos-GO. As metodologias empregadas foram baseadas na abordagem qualitativa, aplicando-se a pesquisa bibliográfica, bem como um relato de experiência de autoria própria elaborado durante o período de bolsista do programa PIBID em 2018. E ainda, foi realizada uma pesquisa de opinião durante o mês de novembro de 2021 por meio do levantamento das opiniões de docentes de língua portuguesa em torno do subgênero conto de terror. A pesquisa apontou que o subgênero conto de terror ainda é pouco explorado pelos professores. Contudo, é possível que este recurso educativo literário possa ocupar um lugar de maior relevância no ensino desta etapa formativa, especialmente se for considerado o potencial que este tem de incentivar o desenvolvimento da leitura, da escrita e da curiosidade dos alunos da Educação Básica.

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Biografía del autor/a

Aline Ferreira Da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Goiás

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás. 

Josélia Batista Dias de Souza, Universidade Federal de Catalão e Universidade Estadual de Goiás

Mestra em Gestão Organizacional, Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e Mestra em Gestão e Auditoria Ambiental, Universidad Internacional Iberoamericana (UNIB). Administradora, Servidora Municipal e Docente Substituta na Universidade Estadual de Goiás. 

Publicado

2024-04-20

Cómo citar

Oliveira, A. F. D. S., & Souza, J. B. D. de. (2024). LITERATURA DE TERROR: QUAIS AS LIMITAÇÕES E PERSPECTIVAS DO DOCENTE EM TRABALHAR ESTE SUBGÊNERO?. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 14(33). Recuperado a partir de https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2630