DESAFIOS DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM SAÚDE

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA, CONTEMPORANEIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS

Autores/as

  • Amanda Maria Villas Boas Ribeiro Faculdade Metropolitana de Camaçari (FAMEC)
  • Maria Lúcia Silva Servo Universidade Estadual de Feira de Santana

Palabras clave:

Docência em saúde, ensino superior, enfermagem

Resumen

Com suporte na Teoria das Representações Sociais proposta por Moscovici neste ensaio nos propusemos a apresentar como objetivo precípuo desta investigação e com o fito de lançarmos luzes, além de buscar aprofundar no âmbito acadêmico a discussão a respeito da representação social da educação no âmbito de uma escola de referência objeto deste estudo, em consonância com a realidade social na qual ela se encontra inserida, unindo-se o campo teórico ao campo empírico, tomando-se por base o objeto social que é percebido/construído por um grupo e que de igual modo contribui para revelar/velar a construção identitária desse grupo. Assim, utilizou-se como procedimento básico para levar a cabo este estudo a interrogação direta dos sujeitos pesquisados por meio da aplicação de questionários de associação livre. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, qualiquantitativa, cuja técnica empregada foi a de associação livre de palavras, de modo que as principais descobertas e/ou resultados confluíram para abarcar a prevalência da dimensão pedagógica, a qual se sobrepôs às demais dimensões, concluí-se, portanto, que o presente estudo se mostrou assaz relevante para dar um norte, a fim de prestigiar e incentivar o desenvolvimento de pesquisas que possam trazer um maior nível de aprofundamento desta instigante temática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amanda Maria Villas Boas Ribeiro, Faculdade Metropolitana de Camaçari (FAMEC)

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana

Professora da Faculdade Metropolitana de Camaçari (FAMEC)

Maria Lúcia Silva Servo, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em enfermagem pela Universidade de São Paulo

Professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Publicado

2019-08-06

Cómo citar

Villas Boas Ribeiro, A. M. ., & Silva Servo, M. L. . (2019). DESAFIOS DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA EM SAÚDE: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA, CONTEMPORANEIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS . Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(19), 283–297. Recuperado a partir de https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/546

Número

Sección

Dossiê Temático: Educação e Representações Sociais na Contemporaneidade

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.