REPRESENTAÇÕES DA ÁFRICA CONTEMPORÂNEA A PARTIR DA LITERATURA

UM ESTUDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DAS REPRESENTAÇÕES LITERÁRIAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

Autores/as

  • Ivete Batista da Silva Almeida Almeida Universidade Federal de Uberlândia

Palabras clave:

Literatura., História, História da África Contemporânea

Resumen

Os profissionais do ensino de história no Brasil, a partir dos anos 90, vêm buscando reduzir a distância entre a academia e a prática em sala de aula. É nesse contexto que um recurso tradicional do currículo, ganha nova função sob a luz da História Cultural: a literatura. Longe de se deter somente naquilo que é narrado descritivamente, a Literatura, na aula de História nos permite conduzir o aluno pela economia que rodeia o livro: elementos de produção e de apropriação, como especifica Chartier. Como estudo de caso, utilizaremos títulos da literatura contemporânea africana para trabalharmos questões como produção cultural, elementos comuns e elementos particulares de diferentes sociedades da África contemporânea. Dessa forma, a partir de obras de Pepetela (Angola) e Mia Couto (Moçambique) pretendemos apresentar uma África viva, atual, e não folclorizada. Como fundamento teórico para esta tarefa recorremos à Teoria das Representações Sociais de Moscovici.

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Biografía del autor/a

Ivete Batista da Silva Almeida Almeida, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em História Social

Universidade Federal de Uberlândia

Publicado

2019-08-06

Cómo citar

Almeida, I. B. da S. A. (2019). REPRESENTAÇÕES DA ÁFRICA CONTEMPORÂNEA A PARTIR DA LITERATURA: UM ESTUDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DAS REPRESENTAÇÕES LITERÁRIAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(19), 330–352. Recuperado a partir de https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/549

Número

Sección

Dossiê Temático: Educação e Representações Sociais na Contemporaneidade