A AÇÃO PEDAGÓGICA INTELIGENTE

REFLEXÕES À LUZ DO PRAGMATISMO DE JOHN DEWEY

Autores/as

  • Jenerton Arlan Schütz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Ivan Luís Schwengber Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Palabras clave:

Disciplina, Interesse, Vontade

Resumen

Este texto aborda a questão da falta de interesse e o mau uso da disciplina como um problema filosófico da educação. Parte-se de uma reflexão teórica para repensar os conceitos e a forma de abordagem da temática. A partir do pragmatismo de John Dewey, o presente escrito objetiva investigar a ação pedagógica inteligente no contexto da educação escolar. Outrossim, faz-se necessário indagar sobre os princípios que podem ser considerados coerentes com a ação pedagógica inteligente. Nesse sentido, a hipótese que aqui asseguramos considera que uma ação pedagógica inteligente refere-se ao momento em que educamos a vontade do sujeito, fazendo com que este seja considerado em seu contexto social e na temporalidade (longa) em que a educação se insere.

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Biografía del autor/a

Jenerton Arlan Schütz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação nas Ciências (UNIJUI)

Ivan Luís Schwengber, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Mestrando em Educação (Unochapecó)

Publicado

2017-12-14

Cómo citar

Schütz, J. A., & Schwengber, I. L. (2017). A AÇÃO PEDAGÓGICA INTELIGENTE: REFLEXÕES À LUZ DO PRAGMATISMO DE JOHN DEWEY. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 7(14). Recuperado a partir de https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/67

Número

Sección

Artigos