PROJETO TAM TAM

POLÍTICAS EM SAÚDE MENTAL VIA LINGUAGENS ARTÍSTICAS

Autores/as

  • Luci Mendes de Melo Bonini Universidade de Mogi das Cruzes
  • Christian Cardim Dias Universidade de Ribeirão Preto
  • Francisco Carlos Franco Universidade de Mogi das Cruzes
  • Celi Langhi Centro Paula Souza
  • Renan Antonio da Silva Universidade de Mogi das Cruzes

Palabras clave:

Políticas de Saúde, Luta Antimanicomial, Desinstitucionalização, Inclusão Social

Resumen

Estuda-se a política de desinstitucionalização de pacientes da Casa de Saúde Mental Anchieta, de Santos, na década de 90 e suas consequências ao longo de 30 anos. São objetivos deste trabalho: i) refletir acerca da reforma psiquiátrica no Brasil, de modo sintético e ii) descrever o processo de criação e implantação do trabalho de desinstitucionalização de doentes mentais com linguagens artísticas e midiáticas no Centro de Convivência TAM TAM que adveio a partir da intervenção na Casa Anchieta, antigo manicômio em Santos, São Paulo. Como método de pesquisa, utilizou-se o estudo de caso com base em documentos arquivados ao longo da vida do pesquisador e outros disponíveis no site da instituição e sua página na rede social. Os resultados obtidos revelam o evidente sucesso do Projeto TAM TAM nos seus objetivos em devolver a dignidade ao interno, promovendo a inclusão social com a utilização de diversas atividades culturais e artísticas, mesmo após 30 anos da intervenção. Conclui-se que a desospitalização de pacientes mentais e sua inclusão social pode trazer benefícios para a sociedade e para todos os envolvidos e que políticas públicas neste sentido podem ser duradouras se se investir vontade política.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luci Mendes de Melo Bonini, Universidade de Mogi das Cruzes

Pós doutoranda na Universidade Júlio de Mesquita Filho. Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas (NCSA). Líder do GRUPPU - Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), pesquisadora do Mestrado em Políticas Públicas na UMC e concentra pesquisas em políticas públicas, políticas culturais e dignidade da pessoa humana na cultura, na educação e nas organizações. Graduada em Letras (UBC) e especialista em Linguística Aplicada ao Ensino do Português (UMC). Desenvolve materiais didáticos em formato digital para plataformas de educação a distância. Professora nos cursos em cursos de graduação e pós-graduação lato-sensu. Pesquisadora-colaboradora no Mestrado em Habitação: Planejamento e Tecnologia, do Instituto de Tecnologia de São Paulo, (IPT-USP).

Christian Cardim Dias, Universidade de Ribeirão Preto

Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes. Possui graduação em publicidade propaganda e marketing pela Universidade Católica de Santos (1997). MBA em administração e marketing pela Universidade internacional de Curitiba (2012). Pós-graduação em Metodologia do Ensino na Educação Superior. Atualmente é professor titular - ESAMC Santos, professor titular da Universidade de Ribeirão Preto, professor - colégio Objetivo expressão, professor - colégio Anglo Portinari e professor pesquisador do Instituto Federal de São Paulo para a disciplina de Gestão de Marketing modalidade EAD

Francisco Carlos Franco, Universidade de Mogi das Cruzes

Doutor e Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica - PUC, de São Paulo. Atualmente é professor do Programa de Mestrado em Políticas e no Curso de Pedagogia na Universidade de Mogi das Cruzes - UMC e professor de cursos de formação de professores na Universidade Braz Cubas - UBC. É autor e coautor de livros e artigos sobre educação e cultura em instituições de educação formal e não formal e sobre formação de professores.

Celi Langhi, Centro Paula Souza

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo; Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo; Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Pedagoga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Caetano do Sul. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos e do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Professora da FATEC Ipiranga. Professora do MBA em Liderança e Gestão Organizacional da Franklin Covey Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas de Educação Profissional e Tecnológica e Educação Corporativa - projeto educação organizacional; e membro do Grupo de Pesquisa Gestão e Mudanças nas Organizações - projeto: Gestão Estratégica de Recursos Humanos.

Renan Antonio da Silva, Universidade de Mogi das Cruzes

Pós - Doutor em Ciências Sociais (2019) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Marília). Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPG-PP) da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) com bolsa PNPD/CAPES. Doutor em Educação Escolar (2018) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Araraquara). Realizou o Estágio Doutoral (Doutorado Sanduíche) com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Investigação Social (CIS) pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE - Portugal (2015-2016), sob processo de número 99999.006746/2015-02. Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (2014). Licenciado em Ciências Sociais (2011). Pesquisador Associado em dois projetos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Docente no Programa de Pós – Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS). Consultor da UNESO.

Publicado

2019-12-31

Cómo citar

Mendes de Melo Bonini, L., Cardim Dias, C., Carlos Franco, F. ., Langhi, C. ., & da Silva, R. A. . (2019). PROJETO TAM TAM: POLÍTICAS EM SAÚDE MENTAL VIA LINGUAGENS ARTÍSTICAS. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(20), 188–210. Recuperado a partir de https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/884

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a