A UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

UM PARADIGMA DA EXPANSÃO?

Autores/as

  • Patrick Campos Araújo UPE
  • Icarema Campos Cusati UPE

Palabras clave:

UNVASF., Expansão., Interiorização., Educação Superior.

Resumen

O presente trabalho compõe capítulo de dissertação sobre a educação superior pública no submédio São Francisco, a partir do estudo de caso da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. A metodologia adotada foi a pesquisa documental, com a análise de registros e dados oficiais. O objetivo é a investigação do processo de consolidação da UNIVASF, que ocorreu no período de 2003 a 2006, durante o período do chamado “Programa Expandir”. Buscou-se localizar as origens e marcos legais da instituição de forma a compreender se ela de fato significou um novo paradigma do processo de expansão e interiorização da educação superior pública no Brasil, em razão de ser a primeira Universidade Federal criada no submédio São Francisco e possuir caráter regional, voltada para a formação da população local. Verificou-se que a UNIVASF se consolidou de fato como um paradigma da expansão, iniciando um novo período para a região do submédio São Francisco e para os futuros processos de interiorização da educação superior pública no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patrick Campos Araújo, UPE

Bacharel em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (2017). Especialista em Direito Público Municipal pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE (2019). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares - PPGFPPI da Universidade de Pernambuco (UPE).

Icarema Campos Cusati, UPE

Licenciada e Bacharel em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (1992), Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e Doutora na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP (2013). Professora Adjunta do Colegiado de Matemática da Universidade de Pernambuco - UPE e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) - Mestrado Profissional, da Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática, Ensino-aprendizagem de Matemática, Didática da Matemática, Avaliação Educacional, Docência no Ensino Superior, Formação de Professores para a Diversidade Cultural e Educação a Distância. Atualmente pesquisa sobre Formação de Professores na perspectiva Intercultural com foco em Internacionalização da Educação Superior e em Avaliações da Educação Superior Intercultural na América Latina. Membro afiliado da Rede CpE, atua como Parecerista ad-hoc em eventos científicos da FEA/USP nas áreas de Matemática e Educação.

Publicado

2019-12-31

Cómo citar

Campos Araújo, P., & Campos Cusati, I. (2019). A UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO: UM PARADIGMA DA EXPANSÃO?. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 9(20), 120–157. Recuperado a partir de https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/919

Número

Sección

Artigos