TUTORIA EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Mots-clés :
Educação, Tutoria, EaD, Curso de LetrasRésumé
Objetivou-se analisar as percepções dos estudantes do curso de Letras Português ofertado pela Universidade Federal do Ceará em regime semipresencial sobre a atuação dos professores-tutores no processo educativo. A pesquisa, qualitativa do tipo estudo de caso foi realizada mediante entrevistas semiestruturadas com 08 estudantes desse curso, entre agosto e setembro de 2018, no polo Flávio Marcílio, Caucaia-CE, local no qual os estudantes têm aulas presenciais. As narrativas foram categorizadas por meio da análise de conteúdo, emergindo quatro categorias, que nortearam as discussões: 1. Conhecimentos sobre a tutoria presencial e a mediação pedagógica, que elucidou desconhecimento sobre o papel desse profissional, uma vez que ele se empenha mais em atividades burocráticas, do que na docência; 2. Conhecimentos sobre a tutoria à distância e sobre a mediação pedagógica, que averiguou que os alunos identificavam as atribuições desse professor; 3. Competências apresentadas pelos professores-tutores, que demonstrou haver saberes tecnológicos e sociais, mas no campo profissional faltava assistência ao aluno com feedbacks e retorno via e-mail; e 4. Desafios e possibilidades à prática docente dos professores-tutores, que destacou a necessidades desses profissionais firmar maior compromisso com a educação à distância. Conclui-se que os professores tutores da EaD são crucias nessa vertente educativa, conquanto, se faz necessário formação profissional e reformulação em suas práticas assistivas aos alunos.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.