O ENSINO DA COMUNICAÇÃO EMPÁTICA NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA EM UMA FACULDADE PERNAMBUCANA

Auteurs-es

  • Juliana Guerra Faculdade Pernambucana de Saúde
  • Mariana Nepomuceno Faculdade Pernambucana de Saúde

Mots-clés :

comunicação, educaçao médica, empatia, habilidades médicas, humanização

Résumé

A história médica, colhida com escuta ativa e respeito ao outro, cedeu lugar aos exames complementares. E assim, a comunicação entre o médico e o paciente foi-se esvaindo, fragilizando esta importante relação. A proposta deste artigo é apresentar um relato de experiência do ensino de habilidades de Comunicação na graduação de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde a partir de metodologias ativas. Procuramos ainda contribuir para a reflexão acerca da comunicação empática, a partir da crítica da ação comunicativa harbemasiana e da filosofia das emoções, a partir de Nussbaum. Acrescentamos também as reflexões surgidas a partir da experiência das autoras no ensino de habilidades comunicacionais do curso de Medicina em uma faculdade pernambucana.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Juliana Guerra, Faculdade Pernambucana de Saúde

Doutora em Sociologia
Faculdade Pernambucana de Saúde

Mariana Nepomuceno, Faculdade Pernambucana de Saúde

Mestra em Comunicação
Faculdade Pernambucana de Saúde

 

Téléchargements

Publié-e

2020-05-04

Comment citer

Guerra, J., & Nepomuceno, M. (2020). O ENSINO DA COMUNICAÇÃO EMPÁTICA NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA EM UMA FACULDADE PERNAMBUCANA. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(21), 120–147. Consulté à l’adresse https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1031

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático: Ensino da Comunicação em Saúde