O ENSINO DA COMUNICAÇÃO EMPÁTICA NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA EM UMA FACULDADE PERNAMBUCANA

Auteurs-es

  • Juliana Guerra Faculdade Pernambucana de Saúde
  • Mariana Nepomuceno Faculdade Pernambucana de Saúde

Mots-clés :

comunicação, educaçao médica, empatia, habilidades médicas, humanização

Résumé

A história médica, colhida com escuta ativa e respeito ao outro, cedeu lugar aos exames complementares. E assim, a comunicação entre o médico e o paciente foi-se esvaindo, fragilizando esta importante relação. A proposta deste artigo é apresentar um relato de experiência do ensino de habilidades de Comunicação na graduação de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde a partir de metodologias ativas. Procuramos ainda contribuir para a reflexão acerca da comunicação empática, a partir da crítica da ação comunicativa harbemasiana e da filosofia das emoções, a partir de Nussbaum. Acrescentamos também as reflexões surgidas a partir da experiência das autoras no ensino de habilidades comunicacionais do curso de Medicina em uma faculdade pernambucana.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Juliana Guerra, Faculdade Pernambucana de Saúde

    Doutora em Sociologia
    Faculdade Pernambucana de Saúde

  • Mariana Nepomuceno, Faculdade Pernambucana de Saúde

    Mestra em Comunicação
    Faculdade Pernambucana de Saúde

     

Téléchargements

Publié

2020-05-04

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático: Ensino da Comunicação em Saúde

Comment citer

O ENSINO DA COMUNICAÇÃO EMPÁTICA NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA EM UMA FACULDADE PERNAMBUCANA. (2020). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(21), 120-147. https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1031

Articles similaires

1-10 de 460

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.