AS PERSPECTIVAS TRANSVERSAIS NOS SISTEMAS EDUCACIONAIS DA ARGENTINA, BRASIL E URUGUAI
Mots-clés :
Transversalidade, Currículo, Aprendizagem, EducaçãoRésumé
Esta pesquisa teve por objetivo analisar as orientações sobre abordagens transversais, presentes nos Planos de Ação do Mercosul Educacional, e as diretrizes referentes à essa temática na Lei de Educação Nacional da Argentina, Lei de Diretrizes e Bases do Brasil e Lei Geral de Educação do Uruguai. Os dados foram tratados a partir da Análise Documental com método comparativo e apresentados por meio de nuvens de palavras. Os resultados indicaram que os Planos de Ação do Mercosul Educacional apresentam recomendações sobre abordagens transversais nos espaços educativos. A análise dos documentos oficiais de cada país mostrou que: i) o documento argentino exibe eixos temáticos amplos nos diferentes níveis educacionais; ii) a lei brasileira orienta para a inserção de temas diversificados em todos os currículos escolares, sendo amparada por documentos complementares; e iii) a lei educacional uruguaia contempla amplamente o tema pesquisado e acordado nos planos do Mercosul Educacional. Conclui-se que os documentos analisados direcionam para uma prática baseada na transversalidade no contexto escolar, propiciando espaço para a inclusão de saberes extraescolares. Porém, depreende-se a necessidade de potencializar a inserção de temas transversais no cotidiano escolar dos países cenário da pesquisa. Isso pode se dar a partir da capacitação de professores visando proporcionar uma aprendizagem contextualizada que atenda demandas do contexto social e cultural dos estudantes.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco 2020
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.