TRAJETÓRIA E CONSTRUÇÃO COLETIVA DA DISCIPLINA COMUNICAÇÃO EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE
A EXPERIÊNCIA DA UNIVASF – CAMPUS PETROLINA-PE
Mots-clés :
Comunicação, Educação, SaúdeRésumé
A importância da comunicação na área da Saúde é reconhecida no Brasil e no mundo. Existem vários consensos sobre o currículo mínimo a ser ensinado nos cursos médicos. Porém, as práticas de ensino ainda precisam ser melhor definidas e integradas aos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em Saúde. Este relato de experiência objetiva descrever a trajetória de construção coletiva, desafios e desenvolvimento da disciplina Comunicação em Saúde pelo diálogo e cooperação dos estudantes. Em relação aos caminhos percorridos, a turma inicial teve o primeiro contato com o DocCom.Brasil e com improvisação de situações clínicas. A turma era pequena e se lançou mão de recursos como música, poesia e portfólios reflexivos. Os estudantes pontuaram a necessidade de adaptação cultural em algumas situações clínicas do DocCom.Brasil. A turma seguinte adicionou vídeos produzidos pelos estudantes, contextualizando situações da realidade local. A terceira turma apoiou e colaborou com a avaliação via Exame Clínico Observacional Estruturado (OSCE), superando recursos limitados. Na sequência, surgiu a categorização das falas e o abrac?o coletivo, expressando o sentido das vivências com palavras sintetizadoras. O feedback da quinta turma definiu os passos dos seminários lu?dico-reflexivos. Houve mudança da sala tradicional para sala temática e a dinâmica do anjo foi iniciada. As turmas seguintes replicaram os passos dos seminários lúdico-reflexivos, com criatividade e inovação. Houve adesão progressiva à disciplina por demanda espontânea, visto que é optativa. O interprofissionalismo foi intensificado entre estudantes de Medicina, Farmácia, Psicologia e Enfermagem. Os passos da coreografia didática para seminários lúdico-reflexivos representam mais uma construção coletiva da disciplina. Por fim, nota-se que houve multiplicação do ensino-aprendizado pelos alunos, ex-alunos e monitores em atividades acadêmicas e outros cenários, para além da disciplina CS. A experiência de construção coletiva e continuada da disciplina CS culminou em um caminho didático através do diálogo, da criatividade e da reflexão pela arte.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.