TEMPO DE QUARENTENA
MORTE E VIDA ANUNCIADAS
Mots-clés :
Pandemia, Covid-19, Discurso Social, Subjetividade, Ciclo VitalRésumé
O artigo: tempo de quarentena: morte e vida anunciadas é constituído de base teórica inscrita pelo enlace entre alguns conceitos psicanalíticos e a abordagem processual da teoria das representações sociais. O artigo apresenta alguns mecanismos de defesa no intuito de amenizar o sofrimento físico, psíquico e social que acomete o ser humano face a um cenário pandêmico. A particularidade desta crise é ser planetária, mundial na medida em que a crise atravessa fronteiras, barreiras culturais, econômicas, políticas, sociais e afetivas e coloca o sujeito face a sua inexorabilidade, sua impotência, sua finitude. O Covid-19 é o nome do sintoma social, efeito do mal-estar na civilização, faz inscrição e laço no discurso social. É esse mesmo laço que rege o discurso capitalista, o gozo pelos excessos produzidos no sistema, quando comanda o sintoma social que faz padecer a humanidade. Em tempo da quarentena maturamos o exercício de se pensar a consigna sanitária de « ficar em casa », esta nos obriga a olhar para a condição de ser da falta, essa nos é constitutiva, posto que somos prisioneiros de nós mesmos, e do outro ao qual nos alienamos. Diante da atualidade e complexidade do fenômeno, faz-se preciso observar o desenrolar dos fatos, na tentativa de costurar um tecido social a partir dos fios soltos das experiências subjetivas vividas que vão se elaborando no après-coup da realidade fenomênica atual marcada pela ressignificação dos ciclos da vida.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco 2020
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.