A PERCEPÇÃO DOS BOLSISTAS SOBRE O PIBID COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Auteurs-es

  • Gilce de Souza Almeida UNEB
  • Emanuele Oliveira Barbosa dos Santos
  • Isadora Araújo Machado

Mots-clés :

Formação Inicial, Língua Portuguesa, Prática Docente, PIBID

Résumé

Neste texto analisamos as contribuições do PIBID para a formação docente a partir da percepção de estudantes bolsistas sobre as experiências formativas vivenciadas ao longo de sua participação no núcleo de iniciação à docência de Língua Portuguesa vinculado ao curso de Letras, Língua Portuguesa da Universidade do Estado da Bahia, campus V. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo, adotando como procedimento a aplicação de um questionário, com perguntas fechadas e de múltipla escolha, a um grupo de dez participantes do subprojeto. A discussão fundamenta-se em autores que discutem sobre formação de professores, a exemplo de Tardif (2000), Pimenta e Lima (2012) e Nóvoa (2007; 2009). Dos resultados obtidos, fica evidente, na percepção dos bolsistas, a importância do PIBID como espaço de interação entre saberes teóricos e práticos, na medida em que os licenciandos participam de atividades diversas, ao longo da primeira metade da graduação, que os colocam em contato direto com situações do seu ambiente profissional, as quais lhes permitem aprofundar conhecimentos inerentes à prática docente

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2020-12-24

Comment citer

de Souza Almeida, G., Oliveira Barbosa dos Santos, E. ., & Araújo Machado, I. . (2020). A PERCEPÇÃO DOS BOLSISTAS SOBRE O PIBID COMO ESPAÇO DE INTERAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA . Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 10(23), 315–336. Consulté à l’adresse https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1357

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático - Pibid: contribuições e desafios à formação de professores - II