DEMONSTRAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS

UMA INVESTIGAÇÃO DE SUAS ABORDAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO ANCORADA NOS PRESSUPOSTOS DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA

Auteurs-es

  • Márcio Ponciano dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Ivanete Batista dos Santos Universidade Federal de Sergipe

Mots-clés :

Demonstrações Trigonométricas, Livro Didático, Neurociência Cognitiva

Résumé

Este artigo objetiva comparar, em Livros Didáticos de Matemática do Ensino Médio (LDMEM), aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM), as abordagens a respeito de demonstrações nos conteúdos trigonométricos. Para esta investigação, usou-se a coleção “Matemática Paiva”, de autoria de Manoel Paiva, publicações de 2004 e 2015, buscando evidenciar os mecanismos que possibilitam uma compreensão mais eficaz das demonstrações no conteúdo em estudo. Nesse sentido, a investigação ancorou-se na pesquisa documental por meio da análise de LDMEM e das orientações que o PNLEM dispõe para facilitar a escolha dos livros a serem adotados pelas escolas. Como lentes de análise, apoiou-se nas indicações postas no PNLEM e nos pressupostos da neurociência cognitiva. A partir desta investigação, constatou-se que, nos livros analisados, o uso de cores, imagens e representação gráfica facilita a compreensão do conteúdo em estudo, mas aponta, também, a necessidade de atributos que possam ser manipuláveis ao se trabalhar com essa temática.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Ivanete Batista dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação, História, Política e Sociedade (PUC/SP). Professora do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Sergipe (DMA/UFS) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (NPGECIMA/UFS).

Téléchargements

Publié-e

2022-04-23

Comment citer

Ponciano dos Santos, M., & Batista dos Santos, I. . (2022). DEMONSTRAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS: UMA INVESTIGAÇÃO DE SUAS ABORDAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO ANCORADA NOS PRESSUPOSTOS DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA . Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(27), 114–131. Consulté à l’adresse https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1436