A BIODIVERSIDADE NOS DOCUMENTOS PADRONIZADORES DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS NATURAIS
CONCEPÇÕES E ABORDAGENS NO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO
Mots-clés :
Biodiversidade, Orientadores Curriculares Nacionais, Ensino de Ciências NaturaisRésumé
A biodiversidade pode ser considerada um dos conceitos centrais na área das Ciências Biológicas e a educação tem uma função importante na formação crítica e consciente dos estudantes sobre a temática e as problemáticas envolvidas em torno desta. O termo biodiversidade, por ser um conceito polissêmico e integrador, pode gerar desafios para a sua abordagem no ensino de ciências e biologia. O presente trabalho se caracteriza como estudo da análise dos orientadores curriculares nacionais – Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Orientações Educacionais Complementares (PCN+) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – e objetivou analisar as possíveis abordagens de biodiversidade presentes nesses documentos oficiais da educação básica, fazendo uma análise documental da área de Ciências da Natureza do ensino fundamental II e médio, evidenciando as propostas para o ensino. Como técnica de análise de dados, utilizamos o método de análise de conteúdo proposto por Laurence Bardin. Os resultados estão sintetizados em quadros e foram categorizados de acordo com as representações conceituais nas quais o tema biodiversidade pode ser explicado, levando em conta o referencial teórico abordado no estudo. Constatamos que os documentos tem uma tendência em abordar a biodiversidade principalmente nos âmbitos biológicos e ecológicos. Os PCN, embora seja um documento mais antigo, apresenta uma abordagem mais profunda da biodiversidade se comparado à BNCC. Foi possível notar que ao longo do tempo os padronizadores tendem a reduzir cada vez mais a importância da biodiversidade no ensino de Ciências Naturais e de modo específico no ensino de biologia. De modo geral, as experiências na análise apresentam caminhos a serem investigados no ensino de biodiversidade nos documentos que orientam a educação básica brasileira, abrindo portas para o aprofundamento em pesquisas sobre este assunto.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.