DISCUSSÕES SOBRE IMPACTOS DA INDÚSTRIA CULTURAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Auteurs-es

  • Beatriz Abreu Escola Superior de Artes Célia Helena

Mots-clés :

Indústria Cultural, Educação, Liberdade, Theodor Adorno, Paulo Freire

Résumé

Este artigo trata de inquietações docentes quanto ao emprego de produtos da Indústria Cultural na prática pedagógica. Para tanto, compara o panorama sociopolítico brasileiro ao da Alemanha nazista e estabelece diálogo entre os estudos de Theodor Adorno e Paulo Freire, sob uma ótica questionadora. Discorre sobre “entretenimento”, “arte elitizada” e “cultura de massas”, bem como as mudanças de fruição estética geradas pelos meios de comunicação. Aborda os efeitos de recursos tecnológicos e mídias sociais sobre os indivíduos e seu uso em sala de aula, em busca de uma educação cuja linguagem acessível comunica, promove o senso crítico, faz refletir e, por isso, emancipa.

 

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur-e

  • Beatriz Abreu, Escola Superior de Artes Célia Helena

    Mestranda em Artes da Cena pela Escola Superior de Artes Célia Helena. Leciona há 10 anos na Educação Básica. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa e Eixo Integrador Interáreas no Serviço Social da Indústria (SESI-SP)

Publié

2022-07-03

Comment citer

ABREU, Beatriz. DISCUSSÕES SOBRE IMPACTOS DA INDÚSTRIA CULTURAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 81–98, 2022. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1738. Acesso em: 23 août. 2025.