FORMAÇÃO PARA A AUTONOMIA E EMANCIPAÇÃO NO ÂMBITO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Auteurs-es

  • Renan Santos Furtado Universidade Federal do Pará - Escola de Aplicação
  • Elane Cristina Pinheiro Monteiro Universidade Federal do Pará - Escola de Aplicação
  • Harrison de Souza Bezerra Universidade Federal do Pará
  • Fernada Yully dos Santos Monteiro Universidade Federal do Pará - Escola de Aplicação
  • Saulo Viana Reis Prefeitura de São Migueal do Guamá - Docente

Mots-clés :

Emancipação, P´raticas corporais, Educação Física escolar, Autonomia

Résumé

O presente estudo tematiza os conceitos de autonomia e emancipação em Theodor Adorno e Paulo Freire, com vistas a pensar a educação escolar e as possibilidades de formação de sujeitos autônomos e emancipados no âmbito das práticas corporais. Em termos de objetivo, o estudo pretende discutir o que significa formar o sujeito autônomo e emancipado no âmbito das práticas corporais na contemporaneidade. Aponta que os desafios para uma formação autônoma e emancipada no âmbito das práticas corporais da cultura corporal de movimento perpassam pelo enfretamento e consideração de desafios como: a instabilidade legislativa da Educação Física na escola brasileira; a questão da complexidade do objeto de estudo da disciplina e a tensão permanente entre escola e realidade social para a reflexão sobre as práticas corporais na sociedade contemporânea.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Renan Santos Furtado, Universidade Federal do Pará - Escola de Aplicação

Professor da Escola de Aplicação da UFPA
Mestre em Educação pelo PPGED-UFPA Doutorando em Educação pelo PPGED-UFPA Pesquisador em educação física escolar, práticas corporais e questões epistemológicas e filosóficas da educação e da educação física. 

Elane Cristina Pinheiro Monteiro , Universidade Federal do Pará - Escola de Aplicação

Professora Efetiva da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará ( UFPA).Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Gestão Educacional pela Escola Superior da Amazônia(ESAMAZ).Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB). Membro do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas para o Ensino na Educação Básica (GPRAPE).

Harrison de Souza Bezerra, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (2016). Tem experiência na área de Educação Física escolar. É membro do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ), atuando na linha de pesquisa "Corpo, Cultura Corporal e Práticas Corporais". Atua como colaborador externo no projeto de pesquisa ?Corpo, práticas corporais e legitimidade: ações de professores em busca por reconhecimento da Educação Física escolar?, vinculado à Escola de Aplicação da UFPA. Atualmente é professor preceptor no programa Residência Pedagógica (CAPES/UFPA).

Fernada Yully dos Santos Monteiro, Universidade Federal do Pará - Escola de Aplicação

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade federal do Pará (PPGED/UFPA).Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professora da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará ( EAUFPA). Atuou na área da Educação Física Adaptada e Educação Física Escolar. Participou de projetos da extensão vinculado à área do Lazer. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) e Voluntária do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade do Estado do Pará. Foi formadora do Ministério do Esporte no Projeto 6908 - ESEF/ME-2º TEMPO NO BRASIL 2013/2016. Possui aproximação, estudos e pesquisas nos seguintes temas: Formação de Professores, Teorias e Práticas Pedagógicas na Educação Básica e Educação Física, Práticas Educativas na Educação Infantil, Sistematização de conteúdos na Educação Física Escolar, Esporte & Lazer e Práticas Inovadoras em Educação Física.

Saulo Viana Reis , Prefeitura de São Migueal do Guamá - Docente

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2016), Especialista em Educação Física Escolar pela Escola Superior Madre Celeste - ESMAC (2018) e em Pedagogia da Cultura Corporal pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2020), Professor e servidor público da Prefeitura de São Migueal do Guamá, Coordenador pedagógico do Projeto de Extensão Academia e Futebol do Governo Federal (2020-21) e Membro da Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física, Esporte & Lazer - LEPEL, integrando a linha de Organização do Trabalho Pedagógico - OTP. Tem por área de discussão na Educação Física os dois eixos de maiores aproximações: Trabalho Pedagógico e Cultura Corporal. Tem experiências no Programa Institucional de Bolsa à Iniciação a Docência (PIBID), no qual atuou durante os anos de 2014 a 2016; e com experiência anterior, durante os anos de 2013 e 2014, no Programa Mais Educação, ambos tratando das Práticas Corporais e conhecimentos da Cultural Corporal na disciplina escolar Educação Física.

Publié-e

2022-09-09

Comment citer

Furtado, R. S., Monteiro , E. C. P. ., Bezerra, H. de S. ., Monteiro, F. Y. dos S. ., & Reis , S. V. . (2022). FORMAÇÃO PARA A AUTONOMIA E EMANCIPAÇÃO NO ÂMBITO DAS PRÁTICAS CORPORAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 12(28), 276–305. Consulté à l’adresse https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/1739