CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO BRASIL
HISTÓRICO E IMPORTÂNCIA
Mots-clés :
instituições de ensino superior, ações extensionistas, sociedadesRésumé
Este artigo tem como objetivo analisar o percurso histórico da Extensão Universitária no Brasil, observando as fases de sua em cada contexto cronológico de acontecimentos e sua importância hoje nas universidades a ponto de ter sua inclusão no currículo dos cursos universitários. O propósito é inteirar-se sobre as perspectivas da extensão universitária, verificar e explorar a formulação e acepções designadas à extensão ao longo do tempo e propiciar clareza às hipóteses da extensão no campo universitário. Como referencial teórico, destacamos as contribuições de Paulo Freire, relatórios dos encontros do FORPROEX E FOREXT e artigos citados ao longo deste trabalho. A extensão universitária inicia com uma fase de prestação de serviço, passando pelo assistencialismo e chegando à extensão dialógica. A análise documental configura a extensão como um processo de interação entre a instituição de ensino e a sociedade com uma missão tão importante quanto o ensino e a pesquisa, privilegiando a interação dialógica e tendo como objetivo geral a promoção da vinculação do conhecimento entre a universidade e sociedade por meio de ações articuladas contribuindo para a concretização da missão institucional.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines 2023

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

