CONTRIBUIÇÕES DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PARA (RE)PENSAR O ENSINO DA IMUNOLOGIA

Auteurs-es

  • Iukary Takenami Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) https://orcid.org/0000-0001-5660-7766
  • Maria Augusta Vasconcelos Palácio Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Mots-clés :

Imunologia, Currículo, Educação Médica, Ensino Superior

Résumé

A Imunologia é uma ciência caracterizada como complexa e de difícil domínio, pois exige do discente um diálogo entre os diferentes saberes de forma multi, inter e transdisciplinar para fins de melhor compreensão e aplicabilidade. Nos currículos tradicionais, o ensino da Imunologia preconiza a memorização de conteúdos, sem aplicações práticas e sem significado para o cotidiano do discente. No entanto, a incorporação de estratégias inovadoras tem facilitado o processo de ensino-aprendizagem, potencializando a cognição do sujeito na perspectiva do aprender, mesmo que este esteja matriculado em um modelo de ensino tradicional. Por outro lado, as metodologias ativas de aprendizagem mostram-se mais promissoras na (re)construção dos conceitos e aplicações da Imunologia, pois permitiu a integralidade e interdisciplinaridade de seus significados e representações, notadamente por meio da incorporação dos aspectos imunológicos em situações-problema e/ou por meio de práticas que valorizem a educação científica e tecnológica na formação de cidadãos conscientes, críticos e reflexivos do papel da Imunologia no desenvolvimento da sociedade. A formação de profissionais médicos e de outras profissões da saúde deve convergir para o desenvolvendo habilidades conceituais, procedimentais e atitudinais, de modo a permitir um olhar holístico do sujeito e do processo saúde-doença, considerando seus significados e representações para uma formação profissional mais qualificada.  

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur-e

  • Iukary Takenami, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

    Doutora em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI) pelo Instituto Gonçalo Moniz (IGM/Fiocruz). Docente do Colegiado de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Publié

2023-06-11

Comment citer

TAKENAMI, Iukary; VASCONCELOS PALÁCIO, Maria Augusta. CONTRIBUIÇÕES DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA PARA (RE)PENSAR O ENSINO DA IMUNOLOGIA. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 13, n. 30, p. 154–179, 2023. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2163. Acesso em: 3 août. 2025.