REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DO DISTANCIAMENTO SOCIAL DA PANDEMIA DA COVID-19 SOBRE O DESENVOLVIMENTO DOS ASPECTOS SOCIOEMOCIONAIS DAS CRIANÇAS

UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Auteurs-es

Mots-clés :

Distanciamento social, Aspectos socioemocionais, Criança, Educação

Résumé

O distanciamento social provocado pela pandemia da COVID-19 reconfigurou os processos educacionais, sociais e econômicos do mundo inteiro, acarretando impactos negativos que reverberam-se na sociedade. Deste modo, o presente estudo objetiva identificar os impactos do distanciamento social provocado pela COVID-19 sobre o desenvolvimento dos aspectos socioemocionais das crianças. Utilizou-se a revisão integrativa a partir do descritor “distanciamento social” AND “aspectos socioemocionais” AND crianças nas bases SciELO, LILACS, Periódicos CAPES e Google Scholar. Evidencia-se que a interação social é fundamental para o desenvolvimento da criança, e o distanciamento social vivenciado desencadeou impactos como aumento nos níveis de ansiedade, dificuldades de socialização e diminuição da criatividade. Conclui-se que para minimizar esses impactos, deve-se criar uma rede colaborativa que envolva escola, profissionais da saúde e a família, direcionando os trabalhos aos aspectos pedagógicos e socioemocionais, proporcionando o desenvolvimento de novos olhares para o processo pós-pandêmico.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Maria Luciléia Gonçalves da Silva, Universidade Regional do Cariri - URCA

    Mestranda em Letras
    Universidade Regional do Cariri (URCA)

  • George Almeida Lima, Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE)

    Mestrando em Educação Física

    Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

    Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC)

Téléchargements

Publié

2023-12-30

Comment citer

REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS DO DISTANCIAMENTO SOCIAL DA PANDEMIA DA COVID-19 SOBRE O DESENVOLVIMENTO DOS ASPECTOS SOCIOEMOCIONAIS DAS CRIANÇAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. (2023). Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 13(32). https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2382

Articles similaires

1-10 de 467

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.