O NÚMERO CROMÁTICO DE UM GRAFO E APLICAÇÕES NO ENSINO MÉDIO
Mots-clés :
Análise Combinatória, Ensino da MatemáticaRésumé
O presente trabalho trata sobre o ensino de Combinatória, de uma perspectiva conceitual e focada no Ensino Médio. Nota-se que o trabalho dos professores se restringe na maioria das vezes aos chamados “problemas de contagem”, mas é possível melhorar esse quadro e trazer para a sala de aula conteúdos que permitam o desenvolvimento de habilidades importantes dos alunos. Aqui, o foco é o ramo da Combinatória conhecida como teoria dos grafos e, mais especificamente, o número cromático de um grafo e algumas de suas aplicações. Não é uma questão de aumentar o tamanho da grade curricular de matemática, mas sim de propor novas formas de trabalhar com conteúdos cujo ensino já se tornou enrijecido, e também de fomentar o desenvolvimento dos estudantes, tanto de sua criatividade e seu raciocínio lógico, quanto da capacidade de perceber a matemática na realidade que o cerca.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.