PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO COLABORATIVA DO COMPONENTE CURRICULAR ESTAÇÃO DOS SABERES VI
EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM ATIVA E PROTAGONISMO DISCENTE
DOI :
https://doi.org/10.5281/zenodo.14966428Mots-clés :
Estação dos Saberes VI, Planejamento, Colaboração, Aprendizagem, Protagonismo discente, Novo Ensino MédioRésumé
Com a recente reforma do Ensino Médio, novos componentes curriculares foram implementados com o objetivo de atender à Base Nacional Comum Curricular. Neste contexto, os componentes Estações dos Saberes foram propostos como espaços de desenvolvimento do protagonismo estudantil, caracterizado pela dinamicidade metodológica e pelo aprender a fazer. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir, por meio de um relato de experiência, a organização do componente Estação dos Saberes VI em uma escola estadual da cidade de Salvador, Bahia, destacando os movimentos de colaboração e participação dos estudantes na construção de uma proposta de ensino-aprendizagem. O planejamento e organização do componente de modo colaborativo se traduziram em atividades propostas pelos educandos, como rodas de conversa, campanhas de sensibilização e jogos, que evidenciaram a proficuidade do protagonismo discente e os desafios de conduzir um plano de trabalho participativo. A partir da discussão com autores de base construtivista e crítica, reiteramos a relevância da mediação docente no processo de ensino-aprendizagem e a importância da participação ativa do discente no planejamento e execução de atividades como premissa central de uma aprendizagem mais dinâmica e significativa.Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

