A VALORIZAÇÃO DA CULTURA POPULAR COMO UMA POSSIBILIDADE PARA AUXILIAR NA REDUÇÃO DAS INIQUIDADES EDUCACIONAIS
DOI :
https://doi.org/10.5281/zenodo.13853884Mots-clés :
Cultura Popular, Formação Integral, Iniquidades Educacionais, Saberes EscolaresRésumé
Este artigo tem a finalidade de analisar como a valorização da cultura popular pode ser uma possibilidade para auxiliar na redução das iniquidades educacionais. Além disso, visa identificar as principais iniquidades educacionais da realidade brasileira, apresentar as concepções do conceito de cultura popular, bem como os desafios e a importância de valorização da cultura popular para a formação política, crítica e integral do discente. Para tal, configura-se como uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, com análise interpretativa, descritiva e crítica acerca dos principais escritos sobre a temática em estudo. Foram analisados artigos científicos e livros de autores como: Abib (2015), Arroyo (2014), Bourdieu (1998), Carneiro, Araújo e Santos (2023), Freire (1967), Santaella (2003), Thin (2006), entre outros. Acredita-se que a valorização dos saberes populares pelo currículo escolar aliada às políticas públicas de educação, a sólida formação inicial de professores e a busca constante por formação continuada, poderá possibilitar a formação política, ética e cidadã dos estudantes. Com isso, as trajetórias escolares poderão se tornar mais regulares, ocorrendo dessa forma, a diminuição das taxas de reprovação, da distorção série-idade e do abandono escolar, isto é, a redução das iniquidades educacionais.
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