AVALIAÇÃO DO USO DAS FERRAMENTAS DO MOODLE NO CURSO DEESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO SUPERIOR, CONTEMPORANEIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS E DOS PROFESSORES

Auteurs-es

  • Edson Luis dos Santos Barbosa Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF
  • David Fernando de Morais Neri Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF

Mots-clés :

Avaliação, Uso de ferramentas, Moodle

Résumé

Atualmente o uso das ferramentas tecnológicas para a Educação a Distância é um dos fatores responsáveis pela atual dinâmica, expansão e resultados favoráveis dessa modalidade de ensino. Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada com alunos e professores da Universidade Federal do Vale do São Francisco do curso de especialização em Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias, cujo objetivo foi avaliar o uso das ferramentas disponibilizadas por meio do Moodle. A partir da obtenção dos dados, por meio de questionários eletrônicos diferenciados para professores e alunos, o tratamento das informações possibilitou a obtenção de dados estatísticos, bem como revelações a partir dos depoimentos dos alunos e professores. Com isso, verificou-se que a utilização das ferramentas ficou centralizada em algumas destas ferramentas: fórum, arquivos, tarefa e vídeos. Apesar desta centralização, o uso das ferramentas durante o curso se deu de forma adequada e satisfatória. A pesquisa revelou ainda uma possível razão para essa centralização de uso em algumas ferramentas.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Edson Luis dos Santos Barbosa, Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF

     Especialista em Ensino Superior, Contemporaneidade e Novas Tecnologias

     

  • David Fernando de Morais Neri, Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF

    Dr. Engenharia Química e Biológica

     

Téléchargements

Publié

2014-12-29

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

DOS SANTOS BARBOSA, Edson Luis; DE MORAIS NERI, David Fernando. AVALIAÇÃO DO USO DAS FERRAMENTAS DO MOODLE NO CURSO DEESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO SUPERIOR, CONTEMPORANEIDADE E NOVAS TECNOLOGIAS NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS E DOS PROFESSORES. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 4, n. 6, 2014. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/277. Acesso em: 15 juin. 2025.

Articles similaires

1-10 de 524

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s