LITERATURA MENOR E INSURGÊNCIA

O RAP COMO FERRAMENTA MICROPOLÍTICA

Auteurs-es

  • Vinícius Barbosa Cannavô UFRGS
  • Adilson Cristiano Habowski Universidade La Salle
  • Edmar Galiza dos Santos UFRGS

DOI :

https://doi.org/10.5281/zenodo.15619005

Mots-clés :

Rap, Hip-Hop, Literatura menor, Narrativa insurgente

Résumé

O artigo analisa o rap como um estilo artístico potente que move corpos a resistência e a subversão das normas dominantes. O texto argumenta que o rap, oriundo das classes populares e frequentemente desconsiderado como arte, se alinha com a noção de literatura menor proposta por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Essa teorização considera a literatura menor como um uso subversivo de uma língua maior. Neste aspecto, o rap seria capaz de desterritorializar a língua e provocar uma reação política e social. O artigo aborda três principais características do rap como literatura menor: a desterritorialização da língua, o caráter político das suas letras e a enunciação coletiva. O rap utiliza uma linguagem não convencional para desafiar e criticar as normas culturais e sociais, sendo um modo de resistência e expressão política que se opõe à opressão e desigualdade. A prática do rap não só desafia as forças dominantes, mas também promove um senso de comunidade e resistência coletiva, ampliando a expressão política para além dos modos tradicionais. Em meio a um cenário de injustiça e desigualdade, o rap emerge como uma forma de rebeldia e reivindicação. Ele reflete a necessidade de mudança e a resistência contra o sistema opressor, funcionando como uma narrativa insurgente.

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Biographies de l'auteur-e

  • Vinícius Barbosa Cannavô, UFRGS

    Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu/UFRGS), na linha de pesquisa Estudos Culturais em Educação. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEdu/UFRGS), na linha de pesquisa Estudos Culturais em Educação (2021). Especialista em Ensino e Interdisciplinaridade pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2021). Possui graduação em Teologia pela Universidade La Salle (2016). Estudante de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem interesse nas teorizações pós-estruturalistas e nos enlaces entre Literatura e Filosofia. Tem se debruçado sobre os movimentos migratórios e os sujeitos refugiados nas suas investigações. Parecerista ad hoc em periódicos nacionais na área da Educação. Integrante do NECCSO - Núcleo de Estudos Currículo, Cultura e Sociedade (UFRGS). Integrante do GEPS - Grupo de Estudos em Promoção da Saúde (UFRGS). Integrante do DESLOGOGIAS - Educação, Culturas e Pedagogias (UERGS).

  • Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle

    Pós-doutorando no PPGEdu da Universidade La Salle, com bolsa do CNPq (Pós-Doutorado Júnior) - PDJ. Doutor em Educação (aprovado com louvor e tese indicada ao Prêmio CAPES de melhor Tese - 2023). Mestre em Educação (2019). Possui o Ensino Médio na modalidade normal (Magistério) (2014); Graduação em Teologia (2017) e Pedagogia (2022); e Especialização em Docência no Ensino Superior (2019). Atualmente é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, integrante da Linha de Pesquisa Processos Educativos, Linguagens e Tecnologias. Possui dezenas de artigos publicados na área da Educação em periódicos científicos com indexação nacional e internacional, além de ser autor (e organizador) de livros nas interfaces de Educação e Tecnologias. Dentre os livros publicados, destaca-se "Tecnologias e educação: conhecer o outro lado", publicado pela Editora Appris (2020). Parecerista ad hoc de diversos periódicos nacionais na área da Educação. Tem experiência na organização de dossiês temáticos em periódicos científicos e de livros. Possui experiência prática nas áreas de: Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais, Ensino Médio, Ensino Religioso e na área de Pastoral Escolar, com ênfase em Formação humana. Seus interesses e experiências em pesquisa estão concentrados nas múltiplas articulações entre educação e sociedade contemporânea, nos estudos sobre os discursos pedagógicos e escolares, com destaque para temas relacionados às tecnologias digitais e às infâncias. Represente stricto sensu na CPA da Universidade La Salle. Desde 2022 desempenha a função de Editor Assistente da Revista Educação, Ciência e Cultura [RECC/ISSN 2236-6377]. Integrante do Grupo de Pesquisa Cultura contemporânea, Sociabilidades e Práticas Educativas (CNPq), coordenado pelo professor Dr. Cleber Gibbon Ratto (UNILASALLE). ORCID: 0000-0002-5378-7981

  • Edmar Galiza dos Santos, UFRGS

    Doutorando em Ciências em Educação em Ciências Químicas da Vida e Saúde (UFRGS), com um olhar para a escola, juventudes e as questões de racialidade. Possui formação em Magistério e Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade IBRA (2021). Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atua como professor de Arte na rede pública do Distrito Federal. Foi docente no curso de Pedagogia do Centro Universitário do UDF (DF). Docente de Pós-Graduação em Educação Musical no Instituto de Superior de Educação Ivoti, onde também atuou como professor nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Música, História, Geografia, Português e Português-Alemão (ISEI). Professor de Pós-Graduação em Educação e Movimento Popular no Instituto de Desenvolvimento Social Brava Gente. Tutor (Ead da Pedagogia) da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) e docente na mesma universidade, perpassando por todas as licenciaturas. Também atuou na Educação Básica como professor de teatro da Prefeitura Municipal de Ivoti.

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Publié

2025-06-08

Comment citer

VINÍCIUS BARBOSA CANNAVÔ; HABOWSKI, Adilson Cristiano; EDMAR GALIZA DOS SANTOS. LITERATURA MENOR E INSURGÊNCIA: O RAP COMO FERRAMENTA MICROPOLÍTICA. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, [S. l.], v. 15, n. 35, p. A8 01–20, 2025. DOI: 10.5281/zenodo.15619005. Disponível em: https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/2925. Acesso em: 8 juin. 2025.

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