A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Auteurs-es

  • Jozélio Agostinho Lopes
  • Kelly Maria Lima Maranhão
  • Elielba Gomes de Sá

Mots-clés :

Formação docente, Formação continuada, Prática pedagógica

Résumé

Este artigo tem como foco principal apresentar um panorama da formação dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e como estes profissionais enfrentam as adversidades do meio educacional nos últimos tempos. O Panorama se restringe aos profissionais da educação básica, formados pelos Cursos Normal Médio e/ou Superior como também em Cursos de Pedagogia. Tivemos como ponto de partida o Trabalho de Conclusão de Curso – A Formação do Professor das Séries Iniciais, desenvolvido em 2010, sendo retomado neste momento com um "olhar" reflexivo, inquietante, mais pedagógico e em uma perspectiva da formação atual dos educadores da educação básica, considerando que três anos se passaram e que a educação atravessa momentos de transformações relevantes. Estudos mostram que é grande o número de professores formados por ano, mas a realidade da educação no Brasil ainda é preocupante, o que nos leva a refletir e questionarmos o porquê de tamanha problemática, se temos um grande número de profissionais. Contudo, percebem-se problemas na qualificação de profissionais formados e esta problemática vem sendo debatida a cada ano. Muitos são os questionamentos, poucas são as respostas. Não teremos profissionais competentes, criativos e reflexivos, enquanto cultivarmos uma educação que não se preocupa em formar para a vida, para sermos seres transformadores e não seres "traçados" por uma educação tradicional que perpassa gerações e que não se preocupa com uma ação de formação contínua do futuro ou do atual profissional da educação.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2013-12-23

Comment citer

Lopes, J. A., Maranhão, K. M. L., & de Sá, E. G. (2013). A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Educação Da Universidade Federal Do Vale Do São Francisco, 3(4). Consulté à l’adresse https://periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/view/317

Numéro

Rubrique

Artigos