Vivendo e sendo o saber da experiência de ser professor
Mots-clés :
Saber profissional, Saber experiencial, Formação docenteRésumé
O presente artigo aborda em um primeiro momento algumas das características e dos aspectos do saber profissional, privilegiando em seguida a discussão sobre o saber da experiência profissional do professor. Partindo de algumas contribuições teóricas sobre esse saber, busca-se destacar a importância da experiência como fundamental para um processo de formação continuada da profissão docente. Aliado às discussões teóricas, o artigo traz o testemunho do próprio autor a partir de relatos de suas vivências e reflexões por ele experimentadas como docente, sobretudo no início de sua carreira. No que se refere ao modo como este artigo é desenvolvido, trabalha-se com referenciais teóricos que enfatizam a reflexão e a vivência de consciência do saber experiencial na formação docente no sentido de possibilitar análises e interpretações do que o autor destaca em sua formação continuada. Como resultado, aponta-se a importância para a formação docente de refletir sobre o fazer e o ser docente, além de estar aberto às vivências das experiências.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.