APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL)
O IMPACTO DO DERRAMAMENTO DE PETRÓLEO NO NORDESTE BRASILEIRO SOBRE O ZOOBENTOS
Mots-clés :
Metodologias Ativas, Interdisciplinaridade, ZoologiaRésumé
Neste relato de experiência são comentados aspectos sobre a adoção da metodologia de aprendizagem baseada em problemas (PBL) para construir o saber sobre invertebrados marinhos bentônicos de forma aplicada. Considerando o impacto agudo de petróleo que afetou o nordeste brasileiro em 2019, professor e alunos, em comum acordo, elegeram como caso para estudo os impactos do petróleo sobre a fauna marinha bentônica. O professor tutor conduziu as atividades de forma aos discentes perceberem que conteúdos de diversas áreas de conhecimento estão interligados e auxiliariam a resolver o problema. Os estudantes, por sua vez, perceberam a necessidade de aprofundar os estudos sobre diversas teorias relacionadas aos animais bentônicos, para responder sobre a gravidade dos impactos do petróleo utilizando argumentos consistentes. Com a PBL os alunos aprenderam que todo conteúdo, por mais conceitual que pareça, é interdisciplinar e pode ser usado tanto para responder questões acadêmicas quanto atender demandas sociais.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.