Educar e cuidar com prazer
ou as relutâncias aventurosas do cotidiano profissional enquanto o sol continua em seu lindo brilho e calor
Mots-clés :
Prazer, Dor, Prática profissionalRésumé
Este artigo tem o objetivo de realizar reflexões sobre a potência humana e as tensões entre o prazer e a dor. Este texto utiliza como inspiração algumas ideias de Freud, Reich, Lowen e Gandhi. O cenário para tal debate é a experiência profissional e pessoal do autor em dois contextos: um no âmbito da psicologia acadêmica, refletindo sobre a formação da psicologia no contexto universitário e da educação; outro, dialogando com reflexões advindas do trabalho de psicólogo com pessoas em situação de rua, no campo da saúde. Por fim, este artigo é um convite ao diálogo íntegro sobre caminhos da necessidade humana na busca por transcendência e prazer, no campo da saúde e da educação, mesmo diante de uma cultura da dor.
Téléchargements
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.

