Vivências do PET - Pedagogia em espaços escolares: Experiência no Sei Arry Rocha
Mots-clés :
Alfabetização, Ludicidade, Educação Infantil, PET Pedagogia, Formação DocenteRésumé
Este resumo reflete sobre as ações educativas desenvolvidas pelas bolsistas do Grupo DEVIR, vinculado ao Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no Centro de Educação Infantil Arry Rocha, em Sobral, Ceará. Trata-se da primeira experiência do grupo em um espaço escolar, envolvendo crianças do Infantil V. As atividades incluíram momentos de observação, interação e aplicação de propostas voltadas para o processo de alfabetização, de forma lúdica e dinâmica. As ações foram planejadas em conjunto com a equipe escolar, respeitando o contexto e as necessidades das crianças. A experiência, de caráter qualitativo e descritivo, fundamenta-se em autores como Ferreiro (1986), Vygotsky (1991), Macedo, Petty e Passos (2005), Libâneo (2007), Silva (2011), Wallon (2007) e Lorenzato (2008) que evidencia a importância da inserção do pedagogo em formação nos espaços escolares, promovendo a aproximação entre universidade e escola. Os resultados apontaram avanços no reconhecimento de letras, números e rimas, além do fortalecimento da consciência fonológica, da autonomia e do engajamento das crianças. Constatou-se também que a ludicidade foi elemento central para aprendizagens significativas, ao mesmo tempo em que a experiência ampliou o olhar pedagógico das bolsistas e reafirmou a relevância da articulação entre teoria e prática na formação docente.
Téléchargements
Références
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 976, de 27 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa de Educação Tutorial – PET. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 28 jul. 2010. Disponível em:
https://www.gov.br/mec/pt-br/media/sesu/pdf/portaria_mec_976_27_07_2010.pdf. Acesso em: 03 out. 2025
FERREIRO, Emilia. Psicogênese da língua escrita. 17. ed. Porto Alegre: Artmed, 1986. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
LORENZATO, Sergio. Educação infantil e percepção matemática. 2. ed. rev. Campinas: Autores Associado, 2008.
MACEDO, Lino de; PETTY, Ana; PASSOS, Cyntia Greive Veiga. Ludicidade e formação de professores. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
SILVA, Maria da Graça. A ludicidade na prática pedagógica da Educação Infantil. São Paulo: Paulus, 2011.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. 13. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Téléchargements
Publié
Numéro
Rubrique
Licence
© Vide Declaração de Direito Autoral - https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/about/submissions#authorGuidelines 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
• O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
• O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s).
• A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
• É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação.
• Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.









